Luís Figo: a transferência que chocou o mundo faz hoje 25 anos
«Pode ter havido mais famosas, mas não mais caras, por isso é que está na história.» Assim recorda Luís Figo, numa entrevista à Marca, a histórica transferência que protagonizou do Barcelona para o Real Madrid, exatamente há 25 anos, a 17 de julho de 2000. Na altura, custando 62 milhões de euros, era a transferência mais cara da história.
Sobre o impacto que esta mudança teve na sua vida, Figo disse: «Não passo a vida a pensar no passado, mas sempre que há uma notícia ou outra, bem, fez parte da minha história profissional, do que fiz em termos profissionais; nem para o bem nem para o mal, mas foi muito importante na minha carreira, isso é certo.»
No final do ano 2000, meses depois de chegar ao Real, Figo venceu a Bola de Ouro e marcou uma era da história merengue, ganhando a LaLiga por duas vezes a Champions League em 2002.
O português também foi desafiado a comentar as probabilidades de, nos dias de hoje, uma transferência tão mediática e histórica como a sua ter lugar, sendo apresentado com dois exemplos em concreto: Kylian Mbappé ir para o Barcelona e Lamine Yamal fazer o caminho inverso e assinar pelo Real Madrid.
«Na vida tudo pode acontecer, mas eu não quero pôr as mãos no fogo por ninguém, porque hoje em dia há muita gente a queimar-se. Mas de qualquer forma no futebol o que se gera e o que pode acontecer, não sei. Acho que seria muito mais complicado porque as cláusulas de rescisão são muito altas e é complicado em termos de valor, mas não quer dizer que não possa acontecer com outros jogadores que têm cláusulas mais baixas e sejam mais acessíveis», explicou Figo.