Luis Enrique e Nuno Mendes - Foto: IMAGO
Luis Enrique e Nuno Mendes - Foto: IMAGO

Luis Enrique: «Nuno Mendes é defesa e avançado ao mesmo tempo»

Técnico espanhol explicou gestão dos pesos pesados do plantel do PSG, analisou condição física de João Neves e defendeu Lucas Chevalier

Luis Enrique antecipou um «jogo diferente» contra o Bayer Leverkusen, a contar para a terceira jornada da fase de liga da UEFA Champions League. O técnico espanhol alertou o plantel parisiense para as valências dos farmacêuticos: «Vai ser muito difícil. Vai ser um bom teste para ambas as equipas. Eles [Bayer] marcam muitos golos, podem defender muito subidos e sabem como pressionar. Temos de ver depois do treino em que condições físicas é que estão os jogadores.»

Luis Enrique frisou a importância da gestão física dos pesos pesados no plantel nesta fase da época. O técnico espanhol justificou a utilização diminuta de Nuno Mendes (1') e a poupança de Vitinha e Hakimi no empate contra o Estrasburgo (3-3). «É bom para mim gerir o tempo de jogo dos internacionais. Temos de geri-los para que cheguem nas melhores condições aos momentos mais importantes da época.»

Nuno Mendes é, na ótica de Luis Enrique, um dos jogadores que deve ser gerido com pinças. O lateral esquerdo somou apenas 32' nos últimos dois jogos disputados pelo PSG, mas o técnico espanhol reforçou o peso defensivo e ofensivo do internacional luso: «Sabemos da qualidade que ele tem. É um jogador diferente, é um defesa e um avançado ao mesmo tempo».

Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos integram os convocados de Luis Enrique para a visita ao Bayer Leverkusen, ao contrário de João Neves, que continua de fora, a contas com problemas físicos. O técnico espanhol não quis antecipar a data do regresso dos lesionados dos parisienses: «Quando tivermos confiança no nível físico em que estejam, serão reintegrados. Mas temos muitas boas notícias com vários regressos.»

Ousmane Dembélé, tal como Marquinhos, regressa à a convocatória dos parisienses. O Bola de Ouro esteve fora de combate desde que se lesionou ao serviço da seleção francesa na Ucrânia, a 5 de setembro. Luis Enrique frisou que o extremo gaulês continua a ser «a mesma pessoa», apesar da distinção recebida em setembro.

Luis Enrique aproveitou a conferência de antevisão à visita ao Bayer Leverkusen para defender o guarda-redes Lucas Chevalier. O técnico espanhol rebateu as críticas de que o sucessor de Donnarumma tem sido alvo: «Estou muito feliz com ele e com as exibições que tem feito, tem personalidade. Acho que não se lembram durante quantos anos criticaram o Donnarumma, nos últimos quatro anos mataram-no.»

«Quando és guarda-redes de um clube como o PSG, tens de aprender a viver com isso», admitiu, ainda assim, Luis Enrique.