Eis a primeira vitória dos 'reds' na Premier League no novo ano #DAZNPremier

Liverpool goleia Newcastle e vence na Premier League pela primeira vez em 2026

Triunfo por 4-1 permite que os 'reds' passem a noite em lugar europeu. Ekitiké bisou, Wirtz marcou e assistiu

O Liverpool venceu este sábado o Newcastle por 4-1, na jornada 24 da Premier League, e conseguiu, pela primeira vez em 2026, ganhar um jogo a contar para o campeonato inglês.

Wissa e Woltemade, os pontas de lança de serviço dos magpies, ficaram no banco e Eddie Howe apostou num tridente mais móvel: Gordon, Barnes e Elanga foram as três setas apontadas à baliza de Alisson e, nos primeiros minutos da partida, a estratégia parecia fazer efeito: as transições rápidas da equipa visitante ainda colocaram a defesa adversária em sentido.

O Liverpool, por seu turno, mostrou alguma dificuldade na primeira meia hora de conseguir alcançar a área do Newcastle. A primeira meia hora teve no remate de Barnes ao poste, na sequência de um livre direto, o grande momento de perigo, mas foi sobretudo a escassez de criatividade que se destacou.

E depois dos 30 minutos... tudo mudou. Aos 33', numa fase em que os reds estavam mais serenos em campo, a transição foi letal para o Newcastle. A bola circulou da esquerda para a direita, Anthony Gordon ajeitou na área, rematou por debaixo das pernas de Kerkez e o disparo cruzado só parou ao beijar as redes da baliza adversária, Estava aberto o marcador em Anfield.

A vantagem dos visitantes não foi duradoura. Cinco minutos depois, e já depois de Anthony Gordon ter obrigado, com novo remate cruzado, Alisson a esticar-se, foi a vez de Wirtz ter mostrado que está no momento de forma que justificou os mais de 100 milhões nele investidos no verão. O alemão recebeu, temporizou, aguentou a pressão, acelerou e fez o cruzamento para o lado, onde apareceu Ekitiké para encostar para o 1-1. Demonstração de controlo total por parte do criativo germânico.

A resposta do Newcastle surgiu logo a seguir, mas Willock não conseguiu rematar antes da chegada de Van Dijk. E depois de estar perto de voltar à vantagem... ficou logo atrás. Dois minutos depois do empate, Ekitiké, outro dos reforços milionários, contratado por €95 milhões ao Eintracht Frankfurt, recebeu de Kerkez, entrou na área e, com um remate sem preparação, colocou a bola na malha lateral da baliza de Pope. O intervalo chegou com 2-1 no marcador e após 15 minutos loucos.

A segunda parte teve um ritmo menos acelerado e vertiginoso, algo que beneficiou o Liverpool e não permitiu ao Newcastle grandes ocasiões de claro perigo. Ekitiké esteve perto de aproveitar o erro de Burn para fazer o hat trick ao minuto 50, mas, na cara de Pope, atirou ao lado. Logo a seguir, Barnes teve, tal como na primeira parte, a primeira grande oportunidade dos magpies, mas Alisson parou o remate do inglês. Ao minuto 67, Salah temporizou e libertou em Wirtz, que, de primeira, colocou o esférico na baliza adversária para fazer o 3-1.

Já na compensação, Konaté aproveitou erro de Pope, que não agarrou a bola na sequência de um canto, e encostou para o 4-1 final. O Liverpool conseguiu recuperar, foi melhor e mais eficaz no segundo tempo e voltou às vitórias no campeonato depois de cinco jornadas consecutivas sem vencer na Premier League — empatou frente a Leeds, Fulham, Arsenal e Burnley e, na última ronda, perdeu em casa do Bournemouth.

#DAZNPremier