Da emoção de Casillas ao 'puxão de orelhas' de Conceição: Alex Telles abre o livro
Alex Telles recordou a passagem pelo FC Porto em entrevista ao programa Sem Filtros da Liga Portugal. O lateral-esquerdo do Botafogo destacou o impacto de quatro temporadas (entre 2016 e 2020) ao serviço dos azuis e brancos: «Nas páginas positivas da minha carreira o FC Porto está nas primeiras porque é um clube que apostou em mim. A minha primeira convocatória para a seleção brasileira foi no FC Porto e estreei-me no Dragão. Acabei por oferecer a camisola ao meu querido presidente Pinto da Costa.»
Telles recorda a passagem «maravilhosa» pelo FC Porto, que resumiu em três palavras: «Gratidão, memórias e amor». O lateral esquerdo recuou até 2018, para contar uma história que antecedeu a conquista da primeira Liga ao serviço dos dragões.
A derrota diante do Belenenses, na jornada 28, e a consequente perda da liderança para o Benfica precipitou um pacto entre os comandados de Sérgio Conceição e um discurso arrepiante: «O Benfica podia ser pentacampeão e o Porto era a única equipa que tinha sido e continua a ser. Depois do jogo fizemos uma reunião e surgiu um compromisso entre os atletas. O Iker Casillas na época falou naquele pós-jogo, emocionou-se, disse o quanto ele queria ser campeão pelo FC Porto e que para ele não era brincadeira.»
«Ficámos 'Se o o Iker Casillas depois do que ganhou emociona-se desta forma para conquistar um título com o FC Porto... então quem somos nós?'. Foi um momento marcante. Depois ganhámos praticamente a Liga na Luz com o golo do Herrera e fomos campeões», reiterou.
As 'duras' de Conceição
Em três dos quatro anos que passou no FC Porto, Alex Telles foi treinado por Sérgio Conceição. A «exigência» foi destacada pelo lateral esquerdo, que considerou que atingiu o «prime [pico]» sob a batuta do técnico «que não gosta de perder».
Alex Telles recordou Conceição com carinho, mas admitiu que recebeu alguns puxões de orelhas... mesmo quando contribuiu de forma decisiva para triunfos do FC Porto. «No dia seguinte a um jogo, acho que marquei ou assisti, tinha um papel no meu lugar do balneário com os números de GPS do jogo. O adjunto chamou-me, fui falar com o mister e ele disse-me que estava satifeito com o golo ou assistência, mas não com o meu GPS. Foi meio contraditório para mim, mas enviou realmente uma mensagem importante», explicou.
Regresso a Portugal e juras de amor ao FC Porto
Alex Telles não fechou a porta a um eventual regresso a Portugal... mas sempre para a Invicta: «Se um dia voltasse a Portugal com certeza seria ao Porto, é um clube pelo qual muito carinho. Mas obviamente que não depende só do atleta, mas como saí pela porta da frente é clube ao qual voltaria.»
Convidado a escolher os três melhores jogadores da presente edição da Liga, o coração azul e branco do lateral esquerdo falou mais alto: «No FC Porto gosto muito do Pepê, acho que é um craque. Vou escolher mais do FC Porto é quem tem a melhor equipa. O Diogo para mim tem que estar e o médio dinamarquês... o Froholdt.»
Alex Telles partilhou balneário com Diogo Costa e não lhe poupou elogios: «O Diogo sempre foi um miúdo especial. Já víamos que era primeira prateleira de guarda-redes, já tinha já essa personalidade. Dispensa comentários.»
«Tal como o Vitinha, está a colher os frutos do que plantou naquela época», admitiu.