Liverpool: celebrações do título provocaram vários... terramotos
O Liverpool conquistou o 20.º título de campeão inglês com uma goleada por 5-1 ao Tottenham, mas parece que a festa foi tão intensa que não se ficou apenas pelas bancadas: chegou mesmo às entranhas da Terra.
À BBC, cientistas da Universidade de Liverpool confirmaram que os adeptos dos reds provocaram verdadeiros tremores de terra durante os festejos em Anfield... e não, não é força de expressão.
O abalo mais sentido foi sentido após golo de Alexis Mac Allister, aos 24 minutos, com uma magnitude de 1,74 na escala de Richter. Mo Salah também fez o chão tremer (1,60 na escala) e nem Cody Gakpo, Luis Díaz ou o infeliz autogolo de Udogie escaparam à fúria sísmica dos scouses. A bancada do Kop virou um autêntico epicentro de emoção.
«Embora a energia libertada nestes eventos possa ser comparável a um pequeno terramoto, é gerada pela multidão que salta ou dança e não pela criação de terramotos reais», explicou Callum Harrison, sismólogo do British Geological Survey, que, ao que parece, teve um fim de semana bem mais agitado do que o previsto.
Os sismólogos envolvidos, que usaram o mesmo equipamento que se aplica à deteção de sismos naturais, concluíram que a paixão dos adeptos do Liverpool deixou uma verdadeira »impressão digital sísmica» no relvado e nos alicerces de Anfield. Como resumiu o Professor Ben Edwards: «O seu entusiasmo foi literalmente suficientemente forte para mover a Terra».
A investigadora Farnaz Kamranzad foi ainda mais poética: «Cada aplauso, cada celebração, deixa um rasto sob os nossos pés, uma impressão digital sísmica de alegria colectiva, gravada na memória da Terra muito depois do apito final».
Quem diria que o amor ao futebol podia abalar o planeta de forma tão literal....