Pêpê em ação no Dragão.  Foto: Rogério Ferreira/Kapta+
Pêpê em ação no Dragão. Foto: Rogério Ferreira/Kapta+

Liga Europa: golos fora 'tramaram' FC Porto

Foi preciso ir ao terceiro critério de desempate para separar Betis, 4.º, e os dragões, que terminaram em 5.º

O FC Porto terminou a fase de liga da UEFA Europa League no 5.º lugar, mas foi preciso ir ao terceiro critério de desempate para separar os dragões do Betis, que conseguiu o 4.º lugar.

Espanhóis e portugueses terminaram com os mesmos pontos (17) e a mesma diferença de golos (seis positivos), primeiro critério de desempate, tal como, de resto, SC Braga e Friburgo.

O segundo critério de desempate, o número de golos marcados, atirou os bracarenses (11 golos) para o 6.º lugar e os alemães (10 golos) para o 7.º. Mas FC Porto e Betis continuavam iguais (13 golos marcados).

Qual foi, então, o critério para separar espanhóis e portugueses na classificação? O terceiro do regulamento, o número de golos marcados fora — aí o Betis levou a melhor, com cinco, contra três dos dragões. E assim ficou com o 4.º lugar.

A vantagem, porém, será mínima. Nos oitavos de final, aliás, tem até adversários potencialmente mais perigosos: o Betis pode defrontar Nottingham Forest, Viktoria Plzen, Fenerbahçe ou Panathinaikos; o FC Porto (tal como o SC Braga) jogará com Estugarda, Ferencváros, Celtic ou Ludogorets.

A vantagem de ser 4.º classificado é que essa posição garante a disputa da segunda mão dos quartos de final em casa. No caso do 5.º classificado, isso só acontecerá se o possível adversário com melhor classificação na fase de liga (3.º ou 4.º) for eliminado nos oitavos.