Liga e PSP garantem segurança reforçada na 'final four' (e sem álcool no estádio)
A Liga e a Polícia de Segurança Pública (PSP) promoveram, na manhã desta segunda-feira, uma conferência de Imprensa com o objetivo de explicar todos os detalhes inerentes à operação de segurança que estará em curso durante a final four da Allianz Cup, competição que se disputa ao longo desta semana em Leiria - Sporting-Vitória de Guimarães (terça-feira, às 20 horas) e Benfica-SC Braga (quarta-feira, às 20 horas) são os jogos das meias-finais, sendo que a grande final está agendada para o próximo sábado, também às 20 horas.
Roberto Domingues, diretor de segurança da Liga, e Domingos Antunes, superintendente da PSP de Leiria, foram unânimes relativamente ao sucesso registado nas edições anteriores, desejando ambos que o mesmo suceda esta temporada.
«As edições anteriores correram bastante bem. A operação de segurança foi muito positiva ao longo dos jogos. Faremos pequenos ajustes, em consonância com as entidades competentes. Temos noção da massa adepta que estará no estádio durante os três jogos, os clubes partilham muita informação relativamente a bilhética e transporte, e a nossa análise de risco está feita. O objetivo é que todos saiam daqui mais felizes. Acreditamos no sucesso da operação», assinalou o responsável pela Liga, que anunciou ainda bilhetes disponíveis... mas poucos: «Ainda há bilhetes à venda na Liga e nos clubes, mas em número muito reduzido. Esperamos casa praticamente cheia nos três jogos.»
Por parte da força de segurança responsável pelo evento também há confiança absoluta no sucesso da operação. Domingos Antunes diz que a PSP está devidamente preparada para levar a cabo o plano que foi traçado, prometendo não dar tréguas aos prevaricadores.
«São três jogos classificados de alto risco e o protocolo de segurança está devidamente elaborado. Vamos utilizar sempre a nossa postura preventiva, atuando com os nossos meios sempre que se justificar. Além das valências fardadas, temos também equipas de spotters e de investigação criminal. Teremos também drones para nos ajudarem nesses movimentos. Não iremos tolerar qualquer tipo de comportamento inadequado. Possível dérbi no sábado? Exige medidas e ajustaremos o que tivermos de ajustar. Temos vindo a responder com prontidão e eficácia a esses grandes eventos», assumiu o comandante da PSP de Leiria. Já sobre a pirotecnica que teima em continuar a ser utilizada nos recintos desportivos, Domingos Antunes promete atuação de força: «A utilização da pirotecncia inverte-se com a consciencialização dos adeptos e, depois, com a ação da polícia. Também com revistas e sanções. Apostamos em revistas rigorosas. Faremos segunda e terceiras revistas sempre que entendermos. O risco zero não existe. Sempre que isso acontecer, informaremos a entidade competente. Os clubes também têm a responsabilidade de fazer essa sensibilização junto dos seus adeptos. Tudo faremos para que seja mais uma grande competição.»
Venda de bebidas alcoólicas no estádio sem efeito
No passado dia 29 de setembro, por ocasião da apresentação desta final four da Allianz Cup, foi levantada a hipótese de serem vendidas bebidas alcoólicas no interior do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, durante os jogos das meias-finais e também da final.
Porém, ficou hoje a saber-se que essa medida não vai, afinal, ser implementada, uma vez que não recebeu a validação de todas as entidades que foram chamadas a pronunciar-se. A situação continuará a ser analisada e poderá ir para a frente em futuras competições organizas pela Liga.
«Não teremos consumo de bebidas de baixo teor alcoólico no recinto desportivo. A Liga assumiu essa vontade, mas não foi possível em tempo útil a recolha de pareceres positivos. A Liga continuará a tentar junto de todas as entidades para que isso possa ser uma realidade em edições futuras», revelou Roberto Domingues, diretor de segurança do organismo que rege as competições profissionais de futebol em Portugal.