João Mendes: «Vamos dar tudo para trazer um título para o Museu do Vitória»
João Mendes frisou o desejo do plantel do Vitória de Guimarães de conquistar a Allianz Cup, em declarações à Liga TV. O lateral esquerdo antecipou uma «meia-final bonita» diante do Sporting, que pode selar o passaporte para a primeira final da competição na história do clube.
O jogador dos vitorianos anteviu um jogo «dividido», mas «diferente» em relação ao duelo da Liga, que terminou com um triunfo leonino por 4-1, em Guimarães, a 23 de dezembro. Para João Mendes, a imprevisibilidade característica de uma partida a eliminar potencia as chances vimarenses: «Sabemos que o Sporting tem qualidade, mas acreditamos no nosso grupo. Tudo pode acontecer. Sabemos que a margem de erro é quase nula. Temos de estar concentrados e quase na máxima força para chegarmos à final.»
João Mendes não esconde que a Taça da Liga «é sempre um título em disputa que o Vitória quer conquistar» e o plantel «quer escrever uma história diferente dos outros que passaram pelo clube». Esta é a terceira vez que a equipa vimaranense joga as meias-finais da competição: O clube minhoto nunca alcançou a final: em 2008/09 foi afastado pelo Benfica; e em 2019/20 pelo FC Porto. «Acreditamos muito no nosso valor, como é só um jogo acreditamos que podemos estar na final. Que possamos ser felizes», frisou o atleta de 25 anos em conversa com Rui Miguel, que representou os vitorianos entre 2009 e 2011.
O lateral-esquerdo do Vitória apelou à massa adepta para que comparecesse em peso no Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria, na terça-feira: «Por se tratar de um jogo a meio da semana, em Leiria, as condições podem não ser as melhores, mas faço o apelo para serem o 12.º jogador.»
«Vamos dar tudo para que seja possível estar na final e trazer um título para o Museu do Vitória», garantiu. Vítoria e Sporting disputam a primeira meia-final da Taça da Liga, na terça-feira, a partir das 20h. Para a competição, os dois emblemas já se defrontaram em duas ocasiões, com os leões a saírem sempre vitoriosos: em 2007/08, o emblema verde e branco eliminou os conquistadores nas grandes penalidades (7-6), depois de um empate sem golos no tempo regulamentar; em 2014/15, o Sporting ganhou 2-0 em jogo da fase de grupos.