Vizela e Feirense protagonizaram um encontro bem dividido, que terminou com uma igualdade. Foto: Futebol Clube de Vizela
Vizela e Feirense protagonizaram um encontro bem dividido, que terminou com uma igualdade. Foto: Futebol Clube de Vizela

Liga 2: Vizela não evita empate e falha ataque ao pódio

Minhotos poderiam saltar para o terceiro posto em caso de triunfo, mas não conseguiram ultrapassar o Feirense. Ponto somado permite aos fogaceiros subir mais alguns lugares e integrar 'pelotão' que divide o 11.º lugar

A 12.ª jornada da Liga 2 completava-se com o Vizela a ambicionar um ataque ao pódio e., consequentemente, os lugares de subida direta ao escalão principal. No entanto, as intenções do conjunto minhoto revelaram-se frustradas, visto não terem conseguido ir além de um empate em casa frente ao Feirense (1-1).

Envolvido num trio de clubes que, com os mesmos (doze) pontos se estendem entre o cimo da linha de água e o indesejável 16.º posto, que obriga a play-off de manutenção, o Feirense entrou com o foco apontado à baliza vizelense e abriu o marcador logo nos minutos iniciais.

Jogava-se o quarto minuto quando Desmond Nketia ultrapassou o seu marcador em velocidade antes de solicitar Leandro Antunes que, ainda a partir de fora da área, foi o autor de um bonito golo.

Os minutos que se seguiram foram bem divididos, com o Feirense a aproximar-se do 0-2 ainda dentro dos primeiros dez minutos de jogo – Emanuel Moreira não conseguiu tirar proveito da excelente posição em que se encontrava, aos 8’ – e o Vizela a tentar reagir com um remate (pouco) ao lado de Bastunov, aos 13’.

O emblema de Santa Maria da Feira tomou, a partir daí, conta das operações e, entre boas situações para avolumar a vantagem, até celebrou o segundo golo. Porém, após uma intervenção do VAR que excedeu os quatro minutos de revisão, confirmou-se o fora de jogo de António Leal que inviabilizou a jogada.

O conjunto visitante mostrava-se melhor, gerando desconforto – e assobios – na bancada que tiveram o efeito de acordar o Vizela que, até ao intervalo, dispôs de duas boas oportunidades para empatar e ambas com Miguel Tavares como protagonista: aos 41’ atirou por cima, e aos 45+1’ não conseguiu ultrapassar o guarda-redes Francisco Meixedo no cara a cara entre ambos.

O Vizela reentrou em jogo com maior eficácia e aos 54’ festejava o golo da igualdade graças à entrada certeira de Ítalo Henrique, que havia sido lançado ao intervalo e protagonizou uma arrancada seguida de um forte pontapé cruzado e com selo de golo.

O golo moralizou a equipa minhota no sentido de operar a reviravolta e esta esteve próxima de acontecer aos 68, num tiro exterior de Thio, mas o Feirense soube resistir e segurou um ponto que acaba por servir mais os seus interesses do que propriamente os do Vizela.

Com efeito, o ponto alcançado pelos fogaceiros permite-lhes escapar a Paços de Ferreira e Portimonense e integrar um pelotão de quatro equipas que passa a dividir o 11.º lugar, ao passo que os minhotos, que jogavam perante o seu público, desperdiçaram uma possibilidade de ascender ao terceiro posto – lugar de subida direta, uma vez que o Sporting B é o 2.º colocado – , passando a dividir o quarto lugar com Chaves, UD Leiria e Torreense.