Liga 2: a vida está mesmo difícil para o Vizela...
O Penafiel foi ao Estádio do Vizela vencer por 3-1, na manhã deste domingo. Os minhotos ainda não tinham perdido em casa esta temporada.
As equipas entraram em campo destemidas, a tentar atacar a baliza adversária. Ainda assim, o Vizela foi-se mostrando mais perigoso. No primeiro tempo, a formação orientada por Ricardo Sousa tentou muitas vezes o remate de fora de área. Já os durienses foram mais ameaçadores no contra-ataque.
A segunda parte foi mais animada e trouxe os golos. Ao minuto 51, numa grande cavalgada, o lateral esquerdo Iano Simão rompeu, a partir do lado esquerdo para o meio e, após passe de Álvaro Santos, fez o 1-0 para os forasteiros.
Ricardo Sousa procurou reagir, de imediato, e aos 55 minutos fez uma tripla substituição. Morschel, sempre muito rematador, viu um remate seu esbarrar no poste da baliza de Joan Femenías.
O golo do empate chegou aos 64 minutos. A bola entrou onde não podia. Italo, pelo lado direito, já perto da linha final, com um cruzamento-remate, fez a bola entrar entre Joan Femenías e o primeiro poste. O guarda-redes espanhol ficou muito mal na fotografia.
O guardião compensou, depois, com um par de grandes defesas, a impedir que os Vizela chegasse à vantagem. E bem úteis que foram essas intervenções, num momento em que os da casa estavam claramente por cima.
Apesar da insistência vizelense, em cima do minuto 80, foi o Penafiel quem voltou a chegar à vantagem. Davo aproveitou um mau passe de Moukhliss em zona proibida, recuperou a bola e rematou sem hipótese para Antonio Gomís.
Foi um murro no estômago da turma das Caldas de Vizela, que desanimou e viu, já em tempo de compensação, os rubro-negros chegarem ao terceiro golo. Na ressaca de um pontapé de canto, Francisco Ferreira rematou de fora de área e Cláudio Silva desviou para o 3-1.
Os durienses venceram onde ainda ninguém tinha conseguido vencer esta época; e somam, assim, o quinto jogo consecutivo sem perder, fora de casa. Os minhotos, por seu turno, agravam o pior momento da temporada: estão há quatro consecutivos sem ganhar e têm apenas uma vitória nos últimos sete jogos.
Com estes preciosos três pontos, o Penafiel salta do 16.º para o 8.º lugar. Já o Vizela entra em falso nesta 10.ª jornada e pode mesmo tombar para o 6.º lugar, caso Leiria, Marítimo e Chaves vençam.
No próximo jogo, vizelenses defronta o Benfica B, no Seixal. Penafiel recebe o Sporting B, curiosamente em Vizela, por ter o relvado do seu estádio condicionado.