Paços e Felgueiras empataram (1-1). Fotografia: Paços de Ferreira
Paços e Felgueiras empataram (1-1). Fotografia: Paços de Ferreira

Liga 2: jogo dividido dá empate entre Paços e Felgueiras (crónica)

Felgueiras dominou a primeira parte e a segunda pertenceu aos castores

Num encontro entre formações do último terço da tabela, Paços de Ferreira e Felgueiras defrontaram-se na Capital do Móvel com a esperança de subir vários lugares na classificação. 

Apesar de atuar fora de casa, foi o Felgueiras quem mandou na primeira parte, decidido a colocar um ponto final na série sem vencer que durava desde 5 de outubro. Ao minuto 8, a equipa de Agostinho Bento chegou mesmo a adiantar-se (por breves segundos) no marcador. Afonso Silva respondeu da melhor forma a um cruzamento de Filipe Cruz, na sequência de um livre, mas o cabeceamento certeiro do central acabou anulado por fora de jogo. 

Os visitantes não se deixaram desanimar e alcançaram mesmo a vantagem ao minuto 30. O talento e a generosidade de Léo Teixeira serviram o capitão Landinho que, isolado perante o guarda-redes, atirou para dentro da baliza. Vantagem justa dos felgueirenses ao intervalo. 

A precisar de mostrar uma cara diferente na segunda parte, os castores deram sinais de vida ofensiva ao minuto 47. Após um passe de Nuno Cunha, Costinha rematou com violência à barra da baliza visitante, dando o mote para a reação pacense. 

Ao minuto 63, os da casa passaram das ameaças aos atos. Dentro da área, João Victor aguentou a pressão de Afonso Silva e rematou por entre as pernas de Cristiano. Estava feito o 1-1, resultado que poderia ter mudado logo no minuto seguinte: no coração da área, Vasco Moreira obrigou Marafona a uma grande defesa, causando calafrios nas bancadas do Estádio Capital do Móvel. 

A palestra de Filipe Cândido ao intervalo mudou completamente a atitude dos visitados. O jovem de apenas 16 anos, Vladimir Silva — que entrou no início da segunda parte — esteve perto de se estrear a marcar pela equipa sénior dos castores quando, ao minuto 70, rematou de fora da área ao poste da baliza de Cristiano. O guarda-redes felgueirense voltou a brilhar aos 74 minutos, impedindo o golo de Diogo Fernandes numa oportunidade iminente da equipa da casa. 

O Felgueiras, que continuou a dar luta na segunda parte apesar de já não dominar a partida, voltou a estar perto da vitória. Afonso Silva esteve a centímetros de marcar, mas, de central para central, Tiago Ferreira negou o golo ao jovem de 21 anos. 

O Felgueiras mereceu a vitória pela primeira parte; o Paços de Ferreira, pela segunda. Ainda assim, o jogo terminou mesmo num 1-1. O verdadeiro vencedor foi o espectador neutro, que assistiu a uma partida aberta e que, por azar, não teve mais golos. 

Com este resultado, os felgueirenses subiram à 13.ª posição, com 13 pontos, os mesmos de Leixões e Penafiel. Com menos um ponto, o Paços ocupa o 15.º lugar, igualado com Feirense e Portimonense