Gael Monfils/IMAGO

Lenda do ténis anuncia reforma

Aos 39 anos, Gael Monfils anunciou esta quarta-feira a data da retirada. O francês planeia terminar a carreira no final da temporada de 2026

Gael Monfils, atualmente o 53.º tenista mundial, que alcançou o seu melhor ranking em 2016, ao ser o sexto no planeta, anunciou esta quarta-feira que a próxima temporada será a sua última, retirando-se no final de 2026. O tenista publicou um comunicado nas redes sociais onde revelou a sua decisão:

«Peguei numa raquete pela primeira vez aos dois anos e meio, e iniciei a minha carreira profissional aos 18. Neste momento, numa situação em que celebrei o meu 39.º aniversário no mês passado, quero anunciar que o próximo ano será o meu último como tenista profissional. A oportunidade de transformar a minha paixão numa profissão é um privilégio que valorizei em cada jogo e em cada momento da minha carreira de 21 anos. Embora este desporto signifique tudo para mim, decidi retirar-me no final da temporada de ténis de 2026», escreveu.

O francês, conhecido pelo seu estilo de jogo extremamente atrativo, agradeceu aos fãs, aos grandes amigos Jo-Wilfried Tsonga, Richard Gasquet e Gilles Simon, bem como à família. O anúncio foi imediatamente comentado pela sua esposa, a tenista Elina Svitolina. «Mal posso esperar para começarmos um novo capítulo juntos. Amamos-te!», disse. O casal franco-ucraniano tem uma filha.