Las Vegas Aces vencem WNBA pela terceira vez em quatro anos
As Las Vegas Aces derrotaram as Phoenix Mercury por 97-86 na madrugada de sábado, no quarto jogo da final da WNBA, e somaram o terceiro campeonato quatro anos, cimentando o estatuto como a dinastia reinante da liga.
A equipa de Las Vegas completou uma varridela por 4-0 sobre as Mercury, na primeira final da WNBA disputada à melhor de sete jogos na história da competição.
A superestrela das Aces e quatro vezes MVP da liga, A'ja Wilson, liderou a equipa no Jogo 4, terminando com 31 pontos, 9 ressaltos, 4 assistências e 3 desarmes de lançamento, um desempenho que lhe garantiu o prémio de MVP das Finais. Ao longo da série, registou médias de 28,5 pontos, 11,8 ressaltos e 2 desarmes de lançamento.
IN A LEAGUE OF HER OWN 👑
— WNBA (@WNBA) October 11, 2025
A’ja Wilson is the FIRST player in WNBA history to win Defensive Player of the Year, MVP, and Finals MVP all in the same season!
WNBA Finals | @youtubetv pic.twitter.com/ZYjApnISFL
«Temos o nosso Monte Rushmore, mas ela está sozinha no Evereste», afirmou a treinadora das Aces, Becky Hammon, antiga adjunta dos San Antonio Spurs. «Não há ninguém por perto.»
Wilson levou uma pandeireta cor de rosa para a conferência de imprensa após o jogo, agitando-o para acrescentar humor e ênfase a algumas das suas respostas.
«Isto é o símbolo da alegria que sentimos neste momento», disse. «E estou grata.»
Hammon, que jogou na WNBA de 1999 a 2014, considera que as Aces já são uma das maiores equipas da história da liga.
«Penso que, com a evolução do jogo... estas jogadoras são maiores, mais fortes, mais rápidas e mais talentosas», explicou Hammon. «As dinastias do passado lançaram as bases, mostraram como se deve vencer e deram muito à história da WNBA. Mas o nível de talento que estas jogadoras têm, para mim, não é comparável... É uma evolução natural. Esse é o sinal de qualquer grande liga; não fica estagnada», defendeu.
As Mercury entraram nas Finais com grande ímpeto, mas as Aces rapidamente o anularam. Las Vegas conseguiu uma vitória apertada no Jogo 1, venceu confortavelmente o Jogo 2 e garantiu o Jogo 3 com um lançamento decisivo de Wilson a 0,3 segundos do fim.
No Jogo 4, as Aces nunca estiveram em desvantagem, liderando por 16 pontos ao intervalo e por 14 à entrada do último período.
As Mercury recuperaram no quarto período e chegaram a estar a apenas seis pontos de diferença. No entanto, as Aces aguentaram a pressão e celebraram o seu terceiro título fora de casa, depois de vencerem no Connecticut em 2022 e em Nova Iorque em 2023.