Serena compra primeira equipa canadiana da WNBA
Serena Williams é uma das donas da equipa Toronto Tempo, que vai estrear-se na WNBA no próximo ano, e não escondeu a emoção ao revelar a aquisição de parte da equipa canadiana. «Este momento não é apenas sobre basquetebol; é sobre mostrar o verdadeiro valor e potencial das atletas femininas. Sempre disse que os desportos femininos são uma oportunidade incrível de investimento. Estou animada com a parceria com Larry e todo o Canadá na criação desta nova franquia e do legado que pode deixar na WNBA.»
O Toronto Tempo, do Canadá, é uma das duas franquias que devem juntar-se à WNBA em 2026 – a outra o Golden State Valkyries, sediado na área da Baía de São Francisco –, elevando para 15 o número de equipas da liga de basquetebol feminino.
Serena Williams announced as a new owner of WNBA's Tornoto Tempo.
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) March 3, 2025
Legend.
Icon.
Mogul. pic.twitter.com/TIjo1nl4XF
A aquisição do Toronto Tempo por Serena Williams – os valores da transação não foram revelados – ocorre em parceria com a Kilmer Sports Ventures, presidida por Larry Tanenbaum, que também comanda outras franquias, como os Toronto Raptors (NBA), os Toronto Maple Leafs (NHL, hóquei no gelo) e Toronto FC (MLS). Como parte do seu papel enquanto proprietária, Serena contribuirá para a criação da identidade visual da equipa, incluindo o design dos uniformes e o desenvolvimento de outros produtos.
«Serena Williams é um ícone, um modelo e uma força de mudança no mundo. Ela conquistou cada pedaço do seu incrível sucesso com trabalho duro, tenacidade e determinação diante de inúmeros desafios. Ela exemplifica o melhor do que o Tempo representa – não poderíamos estar mais honrados em ter Serena ao nosso lado», disse Tanenbaum.
2️⃣0️⃣years ago today @serenawilliams won her first of 7️⃣2️⃣(and counting) WTA singles titles!
— wta (@WTA) February 28, 2019
Take a look back on her incredible breakout season --> https://t.co/kvQSuEYFIA pic.twitter.com/M3g75Qank7
A antiga tenista, 43 anos, já tem uma participação na equipa de futebol feminino Angel City FC, nos Miami Dolphins (futebol americano) e ainda no Los Angeles Golf Club da TGL, a liga virtual de golfe liderada pelas estrelas da PGA Tiger Williams e Rory McIlroy.
A norte-americana fez sua estreia profissional, curiosamente, no Canadá, em 1995, aos 14 anos. Há três anos, despediu-se no Open dos Estados Unidos, com o recorde de 23 títulos de Grand Slam em singulares, dos 73 totais alcançados no circuito WTA.
A DESPEDIDA DA LENDA SERENA WILLIAMS. VENHA SE ARREPIAR COM ESSE MOMENTO HISTÓRICO: pic.twitter.com/YguSyW4fd8
— Break Point (@BreakPointBR) September 3, 2022
Ao longo dos 27 anos de ténis, Serena Williams acumulou quase 95 milhões dólares em prize-money, parte do património liquido que, segundo a Forbes, ascende aos 340 milhões. Marcas como Nike, Gucci, Gatorade, Ford Motor e The Walt Disney Company continuam ao seu lado.
«Serena é uma campeã», disse a presidente da Tempo, Teresa Resch. «Ela é a maior atleta de todos os tempos, e seu impacto nesta equipa e neste país será incrível. Ela estabeleceu o padrão para mulheres no desporto, nos negócios e no mundo e o seu compromisso em usar esse sucesso para criar oportunidades para outras mulheres é inspirador. Estamos felizes por assinalar a preparação para o Dia Internacional da Mulher com este anúncio.»
She's an athlete. She’s a fashion designer. She’s a philanthropist. She’s a mother. @serenawilliams is a Champion. #ShesAChampion pic.twitter.com/TlptE7oH9o
— Wheaties (@wheaties) June 25, 2019
O Toronto Tempo foi anunciado em maio de 2024 como a primeira franquia da WNBA fora dos Estados Unidos e a equipa começará a competir na temporada de 2026. Os jogos serão realizados no Coca-Cola Coliseum de Toronto com capacidade para 8.700 espectadores, no centro da cidade, mas várias partidas vão realizar-se em cidades como Montreal e Vancouver.
Com esta ligação, Williams junta-se a uma lista de ex-atletas profissionais que recentemente se juntaram a grupos de proprietários da WNBA: Magic Johnson (LA Sparks), Dwayne Wade (Chicago Sky) e Renee Montgomery (Atlanta Dream), Tom Brady (Las Vegas Aces), etc.