Lakers desperdiçam vantagem de 20 pontos mas são salvos por LeBron
LeBron James converteu dois lances livres a 3,9 segundos do fim e, apesar de terem desperdiçado uma vantagem de 20 pontos no último período, os LA Lakers conseguiram vencer os Phoenix Suns por 116-114. Luka Doncic foi o melhor marcador da equipa de Los Angeles, com 29 pontos.
A perderem por 99-79 a 7m48 do final, os Suns protagonizaram uma recuperação notável e chegaram mesmo a liderar por 114-113 a 12,2 segundos do fim, graças a um triplo de Dillon Brooks na cara de LeBron James. No entanto, após o lançamento, Brooks provocou James no regresso ao seu meio-campo, o que lhe valeu a segunda falta técnica e a consequente expulsão do jogo.
YOU CAN'T SCRIPT THIS ANY BETTER.
— NBA Memes (@NBAMemes) December 15, 2025
Dillon Brooks gives the Suns the lead.
Dillon Brooks chest bumps LeBron.
Dillon Brooks gets ejected. pic.twitter.com/yAM6EchBV3
A falta deu um lance livre aos Lakers, mas LeBron James, que a 30 de dezembro completa o 41.º aniversário, não conseguiu converter.
Na posse de bola seguinte, James sofreu falta de Devin Booker ao tentar um lançamento de três pontos, quando faltavam apenas 3,9 segundos para jogar. O veterano de 40 anos, que terminou o encontro com 26 pontos, falhou o primeiro lance livre, mas converteu os dois seguintes, colocando os Lakers na frente por 116-114.
Na última jogada, Grayson Allen ainda tentou um lançamento desesperado para os Suns, mas a bola não entrou.
Um momento crucial do jogo foi um afundanço espetacular de Jaxson Hayes sobre Oso Ighodaro, que deu aos Lakers uma vantagem de 79-77 a 2m24 do fim do terceiro período. Essa jogada fez parte de um parcial demolidor de 24-0, que se estendeu por oito minutos entre o terceiro e o quarto períodos, culminando numa vantagem de 95-77 para a equipa de Los Angeles.
Os Lakers alcançaram um máximo de época com 24 ressaltos ofensivos, o que ajudou a compensar uma noite de fraca eficácia no lançamento. Doncic, por exemplo, acertou apenas 7 em 25 tentativas de campo, incluindo 2 em 14 da linha de três pontos.
Pelo lado dos Suns, Devin Booker foi o melhor marcador com 27 pontos, no seu regresso à competição após falhar três jogos devido a uma lesão na virilha. O quatro vezes All-Star converteu 13 dos seus 16 lances livres.
Nos outros jogos da noite na NBA, destaque para exibição de classe, mais uma, de Stephen Curry, autor de 48 pontos (12 triplos) frente aos Portland Trail Blazers. Não chegou, porém, para os Golden State Warriors vencerem.
Com 35 pontos cada de Shaedon Sharpe e Jerami Grant, os Blazers venceram por 136-131 — terceira vitória sobre os Warrios esta temporada.
Curry copnseguiu o 28.º jogo da carreira com 10 ou mais triplos — houve 112 na história da NBA, o base dos Warrios tem 25 por cento do total. E só sete jogadores fizeram 12 triplos num jogo: Curry conseguiu-o agora por cinco vezes, o antigo companheiro Klay Thompson três, os outros cinco só por uma vez.