José Paulo Lopes Fotogragia Simone Castrovillari/FPN

José Paulo Lopes anuncia: «É o fim!»

Olímpico do Sp. Braga e ainda detentor de cinco recordes nacionais, dois em piscina longa, deixa a natação de competição a meses de completar 25 anos.

Olímpico em Tóquio-2020 e tendo participado no Mundial de Budapeste-2022, assim como num Campeonato da Europa em piscina de 50m, outro de 25m, e um Mundial de curta, José Paulo Lopes anunciou, esta terça-feira, aos 24 anos, o abandono da natação de alta competição.

O internacional português, utilizou as redes sociais do Sp. Braga, clube onde sempre nadou, para fazer uma comunicação daquilo que diz ser «um dia importante na minha vida, um dia se calhar menos bom, mas anuncio o fim da minha carreira competitiva na natação».

Fotografia Simone Castrovillari

Ainda recordista nacional aos 400 e 800 livres em piscina longa e de 400, 800 e 1500 livres em piscina curta, José Paulo, que durante os últimos anos foi a principal figura dos arsenalistas no sector masculino, enquanto no feminino era Tamila Holub, agradece ainda «ao clube que sempre aceitou a maneira que fui e sempre me proporcionou o que precisava para alcançar tudo o que alcancei». Isto num discurso nada fácil e que o obrigou a respirar fundo antes de explicar porque gravou o vídeo na piscina do Sp. Braga.

«Esta piscina foi a minha casa durante muitos anos, passei horas e horas cá com amigos que se tornaram bem mais do que isso, agora. Passei muita tristeza e bastante alegria, sentimentos que nunca irei esquecer. É a minha casa, tenho que lhes agradecer por tudo, ao clube, aos adeptos, a todos os companheiros que tive ao longo desta trajetória e aos treinadores. É o fim.»          

Fotografia Sp. Braga