Wesley Fofana, defesa do Chelsea
Wesley Fofana, defesa do Chelsea - Foto: IMAGO

Jogador do Chelsea fica sem carta de condução (outra vez) e recebe ameaça de prisão

Wesley Fofana tem já um longo historial de condução perigosa e viu a carta ser suspensa por 18 meses, depois de já ter sido impedido de conduzir por um período de dois anos

Wesley Fofana, defesa-central do Chelsea, viu a carta de condução ser suspensa por 18 meses após declarar-se culpado de condução perigosa em tribunal.

O jogador de 24 anos assumiu a culpa no Tribunal de Magistrados de North East Surrey, depois de ter sido gravado a conduzir a alta velocidade a 20 de abril deste ano, em Hampshire.

A data desta infração é anterior a outras oito acusações por excesso de velocidade imputadas ao jogador, e que já lhe tinham valido uma proibição de conduzir durante dois anos, imposta em maio.

A juíza distrital Julie Cooper, além da suspensão da carta, sentenciou Fofana ainda a 300 horas de trabalho comunitário.

«Obviamente, percebe que há muitos jovens que o admiram, que gostariam de ser como o senhor e seguir o seu exemplo. Isso faz parte do seu papel», disse-lhe Cooper, citada pela The Guardian.

«No entanto, eles não terão capacidade para comprar estes carros caros, com todos os extras que os tornam seguros, e poderíamos ter um jovem de 17 anos, recém-encartado, a pensar que o pode imitar. Esse jovem não conseguirá controlar o carro, fará manobras ridículas e acabará morto. Precisa de ser muito mais responsável no seu comportamento», avisou a juíza.

O procurador Rabbi Khan afirmou que o outro condutor captou o Lamborghini branco de Fofana com a sua câmara de tablier por volta das 16h50. Khan declarou em tribunal: «A testemunha identificou o perigo, e este arguido conduzia na berma em excesso de velocidade numa zona de 50 mph (cerca de 80 km/h).»

«A infração é agravada pela aproximação de uma curva sinalizada e pelo facto de ele não usar os piscas ao realizar estas manobras. Recusou-se a cumprir as regras da estrada, circulando em alta velocidade», acrescentou, antes de deixar uma ameaça final.

«No final da suspensão, não poderá conduzir até passar num exame de condução alargado. Se conduzir enquanto estiver proibido, será quase certamente enviado para a prisão, e isso significa o fim da sua carreira», atirou.