João Gião e o sucesso dos jovens leões: «Grande dia para a nossa equipa!»
O Sporting venceu (2-1) o Club Brugge, numa partida referente à 5.ª e penúltima jornada da fase de liga da UEFA Youth League, realizada ao início da tarde desta quinta-feira, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, e os três pontos conquistados garantiram aos leões o apuramento para os 16 avos de final da competição.
No final do encontro, João Gião era, naturalmente, um treinador satisfeito. O líder do balneário dos jovens verdes e brancos destacou a reação da equipa a uma primeira parte que não foi tão bem conseguida quanto isso em virtude da qualidade do adversário e assumiu que o triunfo acabou por se ajustar em função do que o Sporting fez na etapa complementar.
«Acho sinceramente que foi um grande dia para a nossa equipa. Eles perceberam que no futebol não dá para ganhar sempre da mesma forma. Nós estamos habituados a ganhar, a dominar os jogos, a mandar com bola, mas hoje apanhámos pela frente uma equipa com muita qualidade individual e coletiva e que na primeira parte foi mais forte do que nós, porque teve mais bola e empurrou-nos para trás. Soubemos sofrer, nunca nos desunimos como equipa e soubemos aguentar o empatar e chegar ao intervalo vivos. Na segunda parte, conseguimos dar o clique, soltámo-nos mais, subimos o bloco, pressionámos e começámos a ganhar confiança e a retirá-la ao adversário. Tivemos mais oportunidades de golo e acho que a vitória acaba por ser merecida. Sabíamos que íamos ter algumas dificuldades em função das ausências que são conhecidas e acho que foi um dia muito importante para estes miúdos e para esta equipa. O futebol de alto nível também é isto, não conseguimos dominar sempre e quando não conseguimos ser dominadores temos de perceber que é preciso ir na raça e no sacrifício», constatou, em declarações prestadas à Sporting TV.
A finalizar, João Gião mostrou-se orgulhoso pela qualificação para a fase seguinte e deixou ainda elogios aos técnicos das várias equipas de formação do emblema de Alvalade: «Garantimos hoje o apuramento, que era o objetivo principal, e aproveito para deixar uma palavra aos treinadores dos vários escalões que estão abaixo da equipa B e que fornecem vários jogadores para a Youth League. Estreámos dois atletas que nunca tinham jogado Youth League e outros tantos que nunca tinham sido titulares. Todos deram uma resposta muito boa e também por esse prisma foi extremamente positivo.»
Manuel Kissanga destaca união e talento
Sabíamos que o Club Brugge é uma equipa forte, que só tinha vitórias e ainda não tinha sofrido golos. Entrámos mal no jogo, mas o mister deu-nos algumas instruções para a segunda parte e conseguimos logo entrar a marcar. Depois foi a união do grupo que nunca faltou. Estou muito agradecido pela ajuda que tenho tido, não é fácil estar um ano sem jogar. Agora, que estou de regresso, fiquei muito feliz com este golo na UEFA Youth League e também por ter ajudado a equipa a vencer e a garantir o apuramento. Temos um grupo muito jovem e unido, cheio de qualidade. Alguns já jogaram pela equipa A, como o Salvador Blopa e o Flávio Gonçalves.
Paulo Simão aplaude espírito de grupo
Apesar de termos sofrido na primeira parte, estivemos sempre muito unidos. Depois o mister falou connosco no balneário, entrámos muito forte na segunda parte e foi isso que nos fez marcar os golos, a união faz a força. Jogar nestes palcos é bom para mim, é fruto do meu trabalho e agradeço por toda a confiança do mister. Vamos continuar a dar tudo, unidos como sempre.
Artigos Relacionados: