João Almeida de amarelo na Comunidade Valenciana: «Estivemos perfeitos»
João Almeida considerou «perfeitos» o seu desempenho e o da sua equipa, UAE Emirates, na terceira etapa da Volta à Comunidade Valenciana, esta sexta-feira, permitindo-lhe ascender à liderança da corrida espanhola, após ter sido terceiro na tirada, conquistada pelo espanhol Iván Romeo, da Movistar.
«A subida [de primeira categoria, com o cume a 20 quilómetros da meta] foi bastante tática, mas já estávamos a planear assim. Havia muito corredores próximos uns dos outros, se alguém fugisse podia passar a liderar ou entrar na lutar pela vitória na geral e ainda havia as bonificações no final. Acho que fomos perfeitos, fizemos tudo o que podíamos e maximizámos a nossa performance», analisou o corredor português.
Problems with the zip, perhaps, but no problems in the legs for @JooAlmeida98. We take the leader’s jersey heading into stage 4! 💛🙌🏻
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) February 7, 2025
Hats off to all of our guys for a fantastic ride today. The plan was to make it hard, and that they did 💪🏻
Tomorrow, we go again! #WeAreUAE pic.twitter.com/xR9OEhKiu7
Segundo da geral à partida para os 180,3 quilómetros entre Algemesí e Alpuente, Almeida aproveitou o atraso do camisola amarela Mathias Vacek (Lidl-Trek), que sofreu uma queda no início da etapa e mais tarde não resistiu ao ritmo imprimido pela UAE Emirates na principal subida do percurso.
🔴 ¡EN DIRECTO! 🔛 #VCV2025 GP @BancoSabadell
— Volta a la Comunitat Valenciana - VCV (@VueltaCV) February 7, 2025
📍 Algemesí - Alpuente 🏁
🚴♂️ João Almeida (@TeamEmiratesUAE) y Santiago Buitrago (@BHRVictorious ) destacándose en la subida. Almeida se lleva la bonificación. Ambos en solitario hacia meta.🔥
📡 ¡En directo! https://t.co/8tAh6KFdDM pic.twitter.com/QquadWZleN
«A fase final não foi tão difícil como se esperava e demos tudo o que tínhamos. Os meus companheiros foram incríveis, como sempre. E ainda conseguimos ter segundos de bonificações para nos defendermos do ataque final do Santiago Buitrago», declarou o líder da UAE Emirates, depois de cortar a meta.
Time to cool down at the #VCV2025 for @JooAlmeida98 🔥
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) February 7, 2025
The Portuguese climber is the new leader of the race after a thrilling battle with Santiago Buitrago throughout the stage.
We hold the lead by two seconds heading into the penultimate stage ⏱️ Bota Lume! 🇵🇹🙌🏻 #WeAreUAE pic.twitter.com/GiHVwEO34T
Iván Romeo venceu a etapa isolado, após atacar a 16 quilómetros do final, e os perseguidores chegaram 10 segundos depois, com o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious), vencedor da segunda etapa, a superar João Almeida ao sprint pelo segundo lugar.
🟡 Líder de la clasificación general #VCV2025 GP @BancoSabadell.
— Volta a la Comunitat Valenciana - VCV (@VueltaCV) February 7, 2025
🔹Etapa 3🔹
🇵🇹 @JooAlmeida98 (@TeamEmiratesUAE). #CiclismoMediterráneo pic.twitter.com/jLXbe7EMdw
O português vai partir, no sábado, para os 181 quilómetros da quarta etapa, que ligam Oropesa del Mar a Portell de Morella (e incluem duas contagens de montanha de 1.ª categoria, mas ainda na primeira metade do traçado) com dois segundos de vantagem sobre Buitrago e 21 sobre o espanhol Pello Bilbao, companheiro de equipa do colombiano na Bahrain, na terceira posição.
Para Almeida, a vantagem na liderança não lhe deixa dúvidas. «É suficiente para o segundo lugar, no mínimo. Temos de estar focados, sobretudo na etapa deste sábado. Esperamos poder terminar neste lugar [1.º], mas ainda estamos longe de o ter garantido».