Jaime Faria afastado na primeira ronda em Bastad
Jaime Faria foi eliminado na primeira ronda do ATP 250 de Bastad e continua sem conseguir ser consistente no principal circuito de ténis, apesar de ter jogado dois quadros principais nos Grand Slams de Roland Garros e Wimbledon. O lisboeta de 21 anos, n. 115 do ATP, perdeu por 2-6, 6-3 e 6-3 frente ao italiano Andrea Pellegrino (139.º).
E o n.º 2 nacional até começou bem, dominando o primeiro parcial, mas no início do segundo set desperdiçou três break points, salvou o seu serviço, voltou a poder quebrar, falhou e seguiu-se o 3-6. No terceiro e decisivo set, Jaime Faria teve dois break points no jogo 3 que não concretizou e Pellegrino, por seu lado, não desperdiçou sentenciando o adeus do português com novo 6-3.
🇵🇹👑 Kids press conference with our reigning champ, Nuno Borges who really enjoys Båstad. #nordeaopen #båstad #tennis #atp pic.twitter.com/Epmf6rCTwH
— Nordea Open (@NordeaOpen) July 14, 2025
O ATP 250 de Bastad assinalou o regresso de Jaime Faria à terra batida depois da campanha histórica em Wimbledon, onde ultrapassou o qualifying e se tornou no nono tenista português a disputar o quadro principal de singulares, mas marca também mais um torneio sem conseguir vencer no quadro principal de um ATP, algo que se arrasta desde fevereiro.
Na próxima semana, Jaime Faria disputará outro ATP 250 nesta superfície – Kitzbuehel ou Umag – antes de fazer a transição para os hard courts no Monte Aventino, onde será um dos cabeças de cartaz do Eupago Porto Open, torneio ATP Challenger 100.
Nordic focus 🌊@NordeaOpen | #NordeaOpen pic.twitter.com/i1OZuglQ8D
— ATP Tour (@atptour) July 14, 2025
Nuno Borges, que esta semana subiu ao n.º 35 do ranking ATP, e é terceiro cabeça de série na terra batida do evento sueco, ficou isento da ronda inaugural e estreia-se amanhã a defender o título que, no ano passado, conquistou frente a Rafael Nadal.
O maiato ainda não conhece o adversário, que sairá do desfecho do embate entre Elmer Moller – campeão do ATP Challenger de Braga (2024) e Oeiras Open (2025) – e o austríaco Filip Misolic.