Já se sabe qual é a lesão de Marc Márquez e quando o campeão regressa
A extensão da lesão sofrida por Marc Márquez no Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, no domingo, já é conhecida. O piloto espanhol, que foi atingido por Marco Bezzecchi durante a primeira volta da corrida, provocando a queda de ambos na gravilha, tem uma fratura na base da apófise coracoide e uma lesão ligamentar no ombro direito.
Apesar de o diagnóstico não ser alarmante, também não traz boas notícias. Márquez irá falhar as próximas duas provas do Mundial de MotoGP, na Austrália e na Malásia. O objetivo do heptacampeão de MotoGP é regressar no Grande Prémio de Portimão e depois encerrar a temporada no GP de Valência.
O piloto da Ducati regressou a Espanha esta manhã e submeteu-se exames médicos mais extensos. A boa notícia é que a nova lesão não representa uma recaída da grave fratura no úmero direito sofrida em 2020, que o obrigou a passar por quatro cirurgias e um longo processo de recuperação.
Segundo o relatório médico, decidiu-se por tratamento conservador, baseado em repouso e imobilização do ombro afetado, até à completa consolidação da fratura. «O objetivo é ir passo a passo», referem os responsáveis clínicos do Hospital Ruber Internacional, sublinhando que a evolução do piloto determinará o momento ideal para o seu regresso à competição.
Num comunicado oficial da Ducati, Márquez comentou a situação: «Felizmente, a lesão não é grave, mas é importante respeitar o prazo de recuperação. O meu objetivo é regressar antes do final da época, mas sem antecipar o que os médicos recomendam. Atingimos o nosso objetivo, tanto a nível individual como em equipa, e agora a prioridade é recuperar bem e voltar a 100%.»