Irão promete resposta a Israel e ameaça EUA
O líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, afirmou que Israel vai sofrer «dura punição» depois do ataque aéreo com caças a alvos do programa nuclear iraniano, que matou vários cientistas e comandantes militares.
«O regime de Israel desencadeou a sua mão perversa e sangrenta num crime contra o Irão esta manhã e revelou a sua natureza vil. Com este ataque, o regime sionista preparou um destino amargo para si próprio e que certamente irá receber», afirma em comunicado Ali Khamenei.
Fica também no ar uma ameaça os Estados Unidos, que disseram ter sido avisados mas não ter participado ativamente no ataque. «O Ministério dos Negócios Estrangeiros acrescentou que os Estados Unidos serão responsáveis pelas consequências das ações de Israel, mesmo aviso deixado pela Guarda Revolucionária, que perdeu o comandante, Hossein Salami.
MFA Statement on the Zionist Regime’s Military Aggression Against Iran
— Foreign Ministry, Islamic Republic of Iran 🇮🇷 (@IRIMFA_EN) June 13, 2025
In the Name of God, the Most Gracious, the Most Merciful
Noble People of Iran,
Fellow Iranians,
Our beloved homeland, Iran, has been unjustly attacked by a criminal and evil regime.
This morning, the… pic.twitter.com/QQRq8jwcGp
«O ataque israelita foi levado a cabo com pleno conhecimento e apoio dos maus governantes na Casa Branca e dos terroristas norte-americanos, diz comunicado da Guarda.
Israel lançou na noite de quinta-feira um ataque aéreo contra o Irão, tendo vários alvos, entre eles instalações militares e nucleares, mas vários alvos civis em Teerão foram também atingidos. Foram usados mais de 200 caças e cerca de 100 alvos foram atingidos.
Durante a manhã, Israel disse foram lançados mais de 100 drones contra o território israelita, mas que os sistemas de defesa «estão a funcionar para eliminar as ameaças.»
Israel está também a perseguir figuras-chave das forças armadas iranianas. O major-general Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior, foi morto, informou a televisão estatal iraniana IRINN.