Palavras de Bruno Lage, treinador do Benfica

Incrível! Aursnes em três dos cinco golos do Benfica!

Norueguês entra a todo o gás em 2025/26

Fredrik Aursnes continua a oferecer rendimento alto e entra em 2025/26 de novo como elemento fundamental no Benfica. Tornou-se imprescindível para Roger Schmidt pouco depois de ter sido contratado, em 2022/23, continuou a sê-lo quando Bruno Lage tomou conta da equipa, a partir de setembro da época passada, e o que contam os primeiros jogos desta temporada é que o médio norueguês tem papel decisivo.

Aursnes foi titular nos três primeiros jogos oficiais, contra Sporting (Supertaça) e nos dois jogos com os franceses do Nice (3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de liga da Champions), e teve influência direta em três dos cinco golos marcados pelas águias até ao momento. Na vitória por 2-0 em Nice, o nórdico fez o cruzamento para Ivanovic, reforço croata, marcar o primeiro golo do jogo; no segundo jogo com o Nice, terça-feira, que a equipa dos encarnados também venceu por 2-0, Aursnes abriu o marcador com belo golo, e depois fez a assistência para o compatriota Schjelderup marcar.

Galeria de imagens 29 Fotos

Neste último jogo europeu, no Estádio da Luz, o médio foi o melhor jogador em campo para A BOLA, que o pontuou com nota 8, de 0 a 10. De acordo com dados estatísticos do site Sofascore, Aursnes acertou 33 de 35 passes, taxa de acerto de 94%. Desses, quatro passes foram chave.

Os números de Aursnes, desde que chegou do Feyenoord, por €13 milhões, são impressionantes: fez 153 jogos pelas águias, 140 como titular. Marcou 11 golos e fez 23 assistências.

Com 29 anos, e contrato válido até 2029, o nórdico foi contratado como médio, mas no Benfica já foi médio, lateral-esquerdo e direito, número 10, ala esquerdo e direito, até ponta de lança. A polivalência e boa resposta em todas as posições têm sido, também, características que tornam Aurnes especial.

Numa altura em que o Benfica ainda procura um extremo, para preencher a saída de Di María (terminou contrato) e depois da lesão de Bruma (rotura do tendão de Aquiles), Aursnes tem sido ala direito. «Se calhar joguei o meu melhor futebol no Benfica nos flancos, mas tenho jogado durante a maior parte da minha carreira como um 8, mas também gosto de jogar nos flancos. Posso não ser o mais rápido, ou o mais forte, gosto de fazer corridas na profundidade e de combinar com o lateral e outros jogadores à minha volta. É bom termos esta dinâmica nos flancos, uns jogadores atacam a profundidade, outros ficam mais próximos da bola, acho que é a chave», analisou o nórdico, na conferência depois do duelo na Luz com o Nice.

Perfil de capitão

Além do rendimento desportivo, Aursnes ganhou também respeito e estatuto no balneário. A influência que tem, por exemplo, nos mais novos, é visível em alguns sinais. Recordando o jogo com os franceses da Luz, foi possível ver o camisola 8 das águias gesticular com o argentino de 19 anos Gianluca Prestianni, que, no flanco esquerdo, demorou a recuperar defensivamente depois de uma iniciativa no ataque. Poderia ter sido Lage a fazê-lo, foi Aursnes. Também falou muito e ajudou Dedic a fechar o flanco direito. Ontem, o nórdico, que raramente publica alguma coisa nas redes sociais, fez uma storie com a palavra «vamos», de incentivo ao compatriota e jovem extremo de 21 anos Andreas Schjelderup.

SUGESTÃO DE VÍDEO: