Foto D. R.

Inacreditável: sagram-se campeões e perdem título por serem amadores... há 10 anos!

Caso no Brasil dá que falar. Mossoró EC desclassificado por estatuto não profissional, sob o qual competia desde 2013! Clube aceitou decisão e não vai recorrer

O regulamento do denominado campeonato Potiguar, sob a égide da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebo, filiada da Confederação Brasileiro de Futebol, é claro no artigo 8.º: a primeira e a segunda divisões só podem ser disputadas por equipas profissionais. 

E foi com base nesse regulamento que o Mossoró EC, esta quinta-feira, recebeu notificação da respetiva federação a dar conta de que ficava sem o título da segunda divisão, que lhe permitia, ao cabo de 28 anos, regressar ao campeonato estadual. É que o clube mudou o estatuto para equipa amadora e nunca mais o alterou. 

A história nada de anormal teria, não fosse este pormenor: o Mossoró EC está inscrito como equipa amadora desde 2013, ou seja, andou nos últimos 10 anos a jogar a segunda divisão potiguar sem o poder fazer, mas só agora que conquistou o título é que alguém deu pela infração, que acabou por tornar o Baraúnas, que era o segundo classificado, o novo campeão, com consequente acesso à primeira divisão.

«O Mossoró Esporte Clube vem por meio deste comunicado informar que hoje, dia 23 de novembro de 2023, quinta-feira, recebeu uma denúncia de uma possível irregularidade no Campeonato Potiguar Série B. Logo mais à tarde, estaremos dando um esclarecimento completo sobre o assunto», informou o clube nas redes sociais na manhã desta quinta-feira, depois de ter sido notificado pela respetiva federação.

Mais tarde, e depois de tomar conhecimento de todos os detalhes do caso, o Mossoró, num incrível gesto de fair play, acabou por reconhecer o erro burocrático, assumindo responsabilidade pelo mesmo e garantindo que não irá recorrer da decisão, pela qual pediu desculpa a todos os adeptos e patrocinadores, isto além de reconhecer o Baraúnas como novo campeão.

«O Mossoró Esporte Clube vem por meio desta nota oficial assumir a responsabilidade pelo seu erro. Reforçamos nosso compromisso com o FairPlay e a ética esportiva. Por entendermos que o direito não pode perder para o erro e para não prejudicar o campeonato e os demais clubes filiados, decidimos não recorrer e reconhecer o Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas como campeão da 2ª divisão de 2023. Reiteramos o pedido de desculpas aos nossos torcedores, jogadores, familiares, comissão técnica e todos os nossos patrocinadores. O MOSSORÓ ESPORTE CLUBE VOLTARÁ MAIS FORTE, O SONHO NÃO ACABOU!», lê-se na nota publicada.

A reação do Mossoró está a ser bastante elogiada, mas o amadorismo da federação nem tanto e o caso promete continuar a fazer correr tinta. Afinal, demorar dez anos para descobrir que equipa competia em campeonato profissional sem o poder fazer por ser amadora parece de mais...