Henrique Araújo, capitão dos sub-21 de Portugal
Henrique Araújo, capitão dos sub-21 de Portugal - Foto: IMAGO

Henrique Araújo: «Objetivo é chegar o mais longe possível e isso é uma final»

Atacante fez a antevisão do primeiro jogo do Europeu sub-21 e apontou à vitória diante da França e também na competição

Henrique Araújo foi o jogador eleito para participar na conferência de imprensa de antevisão ao primeiro jogo do Europeu de sub-21, diante da França, ao lado de Rui Jorge. O avançado garantiu que a preparação foi bem feita e apontou à vitória.

«O grupo está confiante, ansioso para começar os jogos, que é para isso que viemos para cá, e acho que nos temos preparado bem para aquilo que vamos enfrentar. Tivemos agora 10, 12 dias de treinos antes de começar a competição, conseguimos limar algumas arestas, tentar perceber bem o que queremos para os jogos e a partir de agora é começar a fazer aquilo que mais queremos, que é jogar», começou por dizer, em conferência de imprensa, tendo sido questionado sobre a qualidade do adversário, que conseguiu a medalha de prata nos Jogos Olímpicos.

«Sim, nós temos que encarar todos os jogos da mesma maneira. Vamos jogar frente à França, mas também contra a Polónia e contra a Geórgia. Lembro-me há dois anos o primeiro jogo era contra a Geórgia, se calhar as pessoas não olhavam tanto para essa equipa, e acabou por passar em primeiro do grupo. Olhavam muito mais para os Países Baixos e para a Bélgica, e portanto temos de olhar para todos os jogos da mesma maneira. Este jogo, é verdade, é contra uma excelente equipa, mas nós também acreditamos que o somos», explicou, lembrando a importância de entrar a ganhar.

«Sim, não só por ser contra a França, mas por ser no primeiro jogo. E neste tipo de competições o primeiro jogo é sempre importante, até para tirar alguma ansiedade, nervosismo, e conseguir três pontos seria muito bom, é para isso que vamos entrar em campo, mas vai ser um jogo complicado. Sabemos da qualidade da equipa francesa, mas nós também a temos, portanto vamos olhar para o jogo olhos nos olhos», atirou, desvalorizando o recorde que pode quebrar, de Manuel Fernandes, como o jogador com mais jogos pelos sub-21 (30).

«É sempre bom esses números, esses recordes, mas eu vim para aqui não com o objetivo de bater esse tipo de recordes, mas sim de chegar o mais longe possível e se possível levar um título para casa. É esse o nosso grande objetivo, mas para isso vamos ter equipas com muito valor pela frente. Temos de estar focados, também no coletivo, porque é aí também que as individualidades também surgem, e eu sou mais uma dessas», disse, recordando o último europeu.

«Aquilo que posso dizer foi que todos os erros contam e nós no último Europeu entrámos com o pé esquerdo, e isso criou-nos algumas dificuldades, mas também acabamos por ver a outra parte, que é a superação e a capacidade de sacrifício que a nossa equipa teve no Campeonato da Europa. É isso que nós podemos passar aos outros, é que temos de estar focados logo desde o primeiro minuto, primeiro jogo, e amanhã esperamos sorrir», acrescentou, afirmando que o objetivo é levar a Taça para Portugal.

«Sim, porque nós quando vamos para uma competição destas, seis jogos, se chegarmos à final são seis jogos, passando a fase de grupos ficamos a três jogos do nosso objetivo. Claro que a seleção portuguesa tem de olhar com esse objetivo. Focarmo-nos primeiro no primeiro jogo, que isso é fundamental, no segundo, terceiro e assim em diante. No fim, o nosso objetivo é chegar o mais longe possível e isso é uma final, portanto é isso que nós ambicionamos», finalizou.

Sugestão de vídeo