Hajduk Split volta a falhar Europa pelo 15.º ano consecutivo Foto: IMAGO
Hajduk Split volta a falhar Europa pelo 15.º ano consecutivo Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Hajduk Split não quer nada com a Europa: cai nas pré-eliminatórias... pelo 15.º ano seguido

Dinamo de Tirana derruba croatas no prolongamento com dois golos em três minutos

O pesadelo europeu do Hajduk Split continua. A equipa croata foi eliminada esta quinta-feira pelo Dínamo de Tirana, da Albânia, e falhou, pelo 15.º ano consecutivo, o acesso à fase principal de uma prova europeia. Depois de vencer por 2-1 na Croácia, o Hajduk perdeu por 1-3, no prolongamento, na segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência.

Em solo albanês, a formação croata entrou em desvantagem aos 90 minutos (1-0) e viu a eliminatória seguir para prolongamento. O golo do empate aos 99' devolveu a esperança, mas dois golpes fatais aos 109’ e 111’ selaram o destino, fixando o agregado em 4-3 para o Dínamo de Tirana.

A eliminação soma-se a uma longa lista de 15 desaires e mais recentemente, em 2023/24, o Hajduk caiu frente ao PAOK, e na época passada, caiu perante os eslovacos do Ruzomberok. Para trás ficaram eliminações contra Stoke, Inter Milão, Dila Gori, Dnipro, Slovan Liberec, Maccabi Telavive, Everton, Steaua Bucareste, Galatasaray, Tobol e Villarreal.

A última presença do emblema de Split na fase de grupos de uma prova europeia remonta ao longínquo ano de 2010, quando esteve na Liga Europa e não passou no grupo G, onde também estavam Anderlecht, Zenit e AEK.

O Dinamo de Tirana contou com o contributo do extremo português Tiago Nani, de 27 anos, titular na vitória que apurou a equipa para a próxima fase. O conjunto albanês vai defrontar, no play-off, os polacos Jagiellonia. 

Sugestão de vídeo: