Rui Vitória no banco de suplentes do Panathinaikos no embate frente ao Shakhtar Donetsk  Foto: IMAGO
Rui Vitória no banco de suplentes do Panathinaikos no embate frente ao Shakhtar Donetsk Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Rui Vitória mais feliz nos penáltis segue para o 'play-off' da Liga Europa

Dragowski brilha nas grandes penalidades e garante duelo com o Samsunspor rumo à fase de liga

O Panathinaikos, orientado por Rui Vitória, eliminou o Shakhtar Donetsk nas grandes penalidades e carimbou presença nos play-off da Liga Europa. Após dois empates sem golos, primeiro na Grécia e depois na Polónia e um prolongamento igualmente nulo, a decisão sorriu ao conjunto grego, que converteu quatro das seis tentativas, enquanto os ucranianos falharam três.

O jogo ganhou contornos dramáticos nos minutos finais, com o Shakhtar reduzido a 10 após a expulsão de Oleg Ocheretko aos 82 minutos. Pouco depois, o técnico Arda Turan também foi expulso por protestos. Dragowski, guarda-redes do Panathinaikos, foi o herói da noite ao defender dois penáltis.

Após o desempate por grande penalidades, Rui Vitória não escondeu o orgulho pelo feito: «Quero muito parabenizar todos que trabalham no clube, aos jogadores que jogaram e aos que não jogaram. Merecemos a vitória, mesmo nos pénaltis. Também fomos eliminados pelo Rangers nos minutos finais.»

«Aqui enfrentámos um grande adversário, mas conseguimos garantir a qualificação [para os playoffs] . Fizemos jogos muito bons. Estivemos perto de marcar, mas não conseguimos. Não é só sorte, é qualidade também. Dragovski fez defesas, e isso foi trabalhado. Quero agradecer a todos os adeptos do Panathinaikos. Vamos fazer ainda melhor no futuro», acrescentou o técnico português de 55 anos.

Sobre a importância do momento, Rui Vitória foi claro e mostrou-se muito ambicioso: «Acho que, quando falamos do Panathinaikos, todos os jogos são finais. Jogar com uma equipa tão forte como a nossa é definitivamente uma vantagem psicológica nestes momentos. Estamos a consolidar o Panathinaikos no mapa europeu. Queremos ir para uma competição maior e mais difícil. Trabalho muito, não estamos a 100%, mas com esta atitude e carácter, acho que a equipa vai longe», rematou.

No 'play-off', a equipa grega vai defrontar o Samsunspor, da Turquia, jogando a primeira mão em Atenas, a 21 de agosto, e a segunda em Samsun, no dia 28. Até ao momento, o Panathinaikos já arrecadou 525 mil euros pela participação em três eliminatórias da UEFA.

Sugestão de vídeo: