Gyokeres sob pressão: «Merino conquistou o direito de ser avançado», diz Arteta
Mikel Arteta admitiu que o bom momento de forma de Mikel Merino como avançado improvisado pode garantir-lhe um lugar na frente de ataque, mesmo quando todos os jogadores estiverem recuperados de lesão.
O internacional espanhol tem sido uma solução de recurso para a posição de ponta de lança devido às ausências por lesão de Kai Havertz, Viktor Gyokeres e Gabriel Jesus. A resposta não podia ter sido melhor: nos últimos quatro jogos na Premier League, o jogador de 29 anos marcou dois golos e fez três assistências.
No total desta temporada, Merino já soma cinco golos em todas as competições pelo Arsenal. O seu contributo tem sido notável ao longo das duas épocas no clube, com golos importantes frente a adversários como Real Madrid, Chelsea, Slavia de Praga e Brentford, além de assistências decisivas contra o Tottenham Hotspur e o Sunderland.
O treinador dos gunners sugeriu que as exibições de Merino o colocam como uma opção séria para a posição de avançado, mesmo com o plantel na máxima força.
«Pela forma como está a jogar e pelo impacto que está a ter na equipa, ele conquistou, no mínimo, o direito a ser considerado para essa posição. Portanto, a resposta é sim», afirmou Arteta.
A transição de médio para avançado não é inédita no Arsenal. O próprio Kai Havertz, que chegou ao clube como jogador de corredor, afirmou-se como a principal referência ofensiva da equipa.
Havertz continua a recuperar de uma lesão no joelho e não joga desde a partida inaugural contra o Manchester United. No entanto, Arteta não descarta a possibilidade de ver Merino e Havertz a jogarem juntos no futuro.
«Sim, eles podem jogar juntos. Os dois, até mesmo com o Viktor [Gyokeres], ou com o Gabi [Jesus]. Foram cenários que preparámos durante o verão, tendo em conta o plantel que tínhamos, mas que até agora ainda não conseguimos implementar», concluiu o técnico espanhol.