Guardiola elogia ex-SC Braga: «Estou feliz por estar a sair-se tão bem»
Pep Guardiola teceu rasgados elogios a Erling Haaland, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro do Manchester City frente ao Borussia Dortmund, para a UEFA Champions League.
Ao lado do avançado, o técnico dos citizens destacou a humildade do norueguês, assim como a capacidade de pensar no coletivo.
«É difícil encontrar um jogador de classe mundial que seja incrivelmente humilde e que pense no que é melhor para a equipa», começou por dizer.
«Sei que quer marcar golos, mas tenho a sensação de que quer sempre o melhor para a equipa. E isso é difícil de encontrar. Tem essa capacidade, talento, bondade, o que quisermos chamar. Claro que tem de marcar golos, essa é a melhor forma de nos ajudar, isso é perfeitamente claro, mas ele assinou um contrato de dez anos e está envolvido em muitas coisas. Estaremos lá para ele», acrescentou.
Guardiola explicou depois o que tenta que a equipa faça para proteger a capacidade física do goleador de 25 anos: «Tentamos que ele corra o menos possível. Devido à sua envergadura, não pode jogar de três em três dias e fazer grandes esforços de 30 ou 40 metros. Não quero isso.»
«Se controlarmos a bola através da posse durante 11 meses, conseguimos gerir esses jogos e sobreviver. Menos lesões e tudo o mais. É assim que ele nos pode ajudar. E está a ajudar-nos», atirou.
O treinador espanhol elogiou depois Yan Couto, lateral-direito do Borussia Dortmund que passou pelo SC Braga em 2021/22 e com quem trabalhou em Manchester, apesar de o jogador brasileiro nunca se ter chegado a estrear pela equipa principal dos citizens.
«Estou feliz que ele esteja no Dortmund. Quando chegou ao Manchester City era muito jovem. O Dortmund contrata sempre jovens talentos que possam causar impacto e depois render financeiramente, e o Yan é um desses casos. Estou feliz por estar a sair-se tão bem», confessou.