Grand Slam de Paris não começou bem para Portugal
Como se esperava face à ausência de oito – e todas as principais figuras - dos 11 elementos que constituem a equipa olímpica que apenas compete no Circuito Mundial, o primeiro dia do Grande Slam de Paris não foi brilhante para a Seleção, com nenhum dos três judocas em ação a conseguir ultrapassar o primeiro combate.
No caso de Rodrigo Lopes (-60 kg, 29.º do ranking mundial), que estava isento da ronda inaugural, foi eliminado pelo alemão Moritz Plafky (99.º) com um segundo wazari aos 2.24m.
Desfecho que poderá afetar o lugar do judoca do Benfica na corrida aos Jogos de Paris-2024. Isto porque também não pontuou no Grand Prix de Portugal da passada semana e encontra-se no 29.º lugar do ranking de qualificação olímpica como último virtualmente apurado de forma direta.
Este sábado, as principais atenções estarão centradas em João Fernando (-81 kg, 30.º) e no ex-bronze mundial Anri Egutidze (-81 kg, 63.º). Fernando é o único dos oitos lusos que, neste momento, se encontram em posição de entrar nos Jogos cujo visto não é assegurado de forma direta mas por quota continental. Nenhum dos dois pontuou em Odivelas.