GP Alemanha: Miguel Oliveira 10.º nos primeiros treinos, Marc Márquez a voar
Marc Márquez começou o fim de semana do Grande Prémio da Alemanha de MotoGP da melhor forma, liderando a primeira sessão de treinos livres em Sachsenring.
O piloto da Ducati cravou 1:20.372 na sua sétima volta. Jack Miller, companheiro de Miguel Oliveira, terminou em segundo, a 0.109s de Márquez, tendo registado o seu melhor tempo com pneus novos no final da sessão. O piloto português foi 10.º, com 1:21.090.
It's @marcmarquez93 who tops #MotoGP FP1 ahead of a Yamaha, an Aprilia, a Honda and a KTM 🙌#GermanGP 🇩🇪 pic.twitter.com/iXKmU55WuJ
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) July 11, 2025
Marco Bezzecchi, Johann Zarco e Maverick Viñales também colocaram pneus novos nos minutos finais, completando os cinco primeiros atrás de Márquez e Miller. O mais próximo de Márquez entre os pilotos que usaram o mesmo conjunto de pneus durante toda a sessão foi Fabio Di Giannantonio, a 0.610s do piloto oficial da Ducati, classificando-se em sexto, à frente de Joan Mir, Fabio Quartararo, Francesco Bagnaia e Miguel Oliveira, que completaram o top 10. Destes, Mir e Oliveira entraram no top 10 com pneus novos no final da sessão.
Álex Márquez, que participou na primeira sessão de treinos com uma autorização médica especial após a lesão sofrida nos Países Baixos, terminou na 14ª posição, a 0.904s do seu irmão. O piloto da Gresini Ducati terá de ser submetido a novo exame médico antes da sessão oficial da tarde, para determinar se poderá continuar a pilotar durante o resto do fim de semana.
Durante os primeiros 45 minutos de treinos em Sachsenring, registaram-se duas quedas. A primeira foi de Zarco, que caiu na primeira curva a meio da sessão. No final da sessão, Pedro Acosta caiu na terceira curva, ambas as quedas devido à perda de aderência no pneu dianteiro. Tanto Zarco como Acosta levantaram-se sem problemas e regressaram à pista.
O fim de semana do GP da Alemanha, 11.ª ronda da temporada de 2025 de MotoGP, continua às 15h com a sessão oficial de treinos de 60 minutos, que determinará os dez pilotos que se qualificarão diretamente para a segunda fase da qualificação de amanhã.