Luís Montenegro, Primeiro-Ministro de Portugal
Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal - Foto: IMAGO

Governo aprova aumento de 30 por cento nas verbas do programa olímpico

Verba de 30 milhões de euros destinada aos próximos Jogos

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira uma verba de 30 milhões de euros para a preparação para os Jogos Olímpicos de 2028, o que representa um aumento de 30 por cento.

«O Conselho de Ministros decidiu transferir desde já as verbas para todo o quadriénio de preparação olímpica dos Jogos de Los Angeles de 2028», afirmou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, no Centro de Alto Rendimento do Jamor, falando ainda no reforço das verbas destinadas ao programa paralímpico, €12 M (mais 30%), e surdolímpico, €3 M (mais 70%).

«Estas verbas serão transferidas até final do ano de 2025», garantiu o chefe do Executivo, acrescentando: «Sem isso não é possível depois podermos vibrar, podermos ter o país a aguardar os resultados que nos elevam o sentimento de sermos portugueses e de nos considerarmos à altura de podermos ser os melhores do mundo, como muitas vezes somos.»

Num Conselho de Ministros em que foi aprovado o Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD), com uma verba 130 milhões de euros, Luís Montenegro referiu-se ao desporto como «uma política pública prioritária»: «O investimento que estamos a fazer, sinceramente, não encontra paralelo na nossa história democrática.»