Pedro Gonçalves e Jorge Fernandes
Pedro Gonçalves e Jorge Fernandes

Gonçalves e Fernandes bronze no Mundial de katas em Paris

Nos cinco dias anteriores disputou-se o Campeonato do Mundo de veteranos onde Portugal arrecadou cinco pódios e tendo Nuno António (M5) e José Gomes (M9) conquistado o ouro nos -66 kg, mas em escalões de idade diferentes

Ao totalizarem 157.5 pontos, a dupla portuguesa Pedro Gonçalves e Jorge Fernandes conquistaram a medalha de bronze de Itsutsu-no-kata no Campeonato do Mundo de judo de katas Paris-2025.

Pódio do Itsutsu-no-kata, com os dois portugueses Fotografia IJF

Variante disputada no último dos dois dias do campeonato e que teve como vencedores os japoneses Yasuhiro Sugiyama e Tetsushi Okochi (164,5 pts), com os iranianos Mohammad Hasan Salari e Mohammad Reza Sahraei (161,0 pts) a ficarem com a prata.

Portugal contou ainda com Pedro Gonçalves e Tiago Janeiro em Kodokan Goshin Jutsu, os quais ficaram na 7.ª posição (517,0 pts), com o pódio a ser composto pelos japoneses Koo Ikeda e Fumitaka Sakamaki (544,0 pts), a dupla francesa Claude Jaume e Brice Benard (531,5 pts) e os espanhóis Antoni Obrador Mas e Pedro Marcos Rodriguez (530,0).

Nos cinco dias anteriores, igualmente na capital francesa, realizou-se o Mundial de veteranos, no qual Nuno António (M5) voltou a ser medalhado no evento ao conquistar o ouro nos -66 kg, tal como José Gomes (M9) igualmente nos -66 kg.

Já João Santos (M5) levou a prata nos -100 kg, assim como Eduardo Garcia (M7) nos -66 kg, e Carolina Costa o bronze (F4) nos -52 kg.