Extremo luso marcou e assistiu na vitória da Real Sociedad diante dos 'blaugrana'

Gonçalo Guedes estendeu o pé e fez o líder Barcelona tropeçar no Anoeta

Português esteve nos dois golos que deram a vitória à Real Sociedad, por 2-1, frente aos catalães. Cancelo voltou a vestir a camisola do Barcelona

Um jogo daqueles que fazem-nos lembrar porque gostamos de futebol terminou com uma vitória da Real Sociedad sobre o Barcelona, por 2-1.

Dois fatores marcaram o primeiro tempo: a eficácia e os foras de jogo. Ao todo, foram três golos e uma grande penalidade anulados por posições irregulares, numa primeira parte dominada por um Barcelona... ineficaz.

O primeiro golo surgiu logo... aos 24 segundos, quando Oyarzabal meteu a bola dentro da baliza catalã. Contudo, o tento foi anulado por fora de jogo. Aos 7', Fermín López atirou a contar, mas o tento foi... anulado. Desta vez, não por fora de jogo, mas por uma falta de Olmo sobre Kubo no início da jogada.

Com 21 minutos, De Jong recebeu um passe magistral de Pedri e fez o golo... invalidado por fora de jogo. Por fim, aos 27', foi Yamal a marcar, mas o extremo estava - advinhou, caro leitor - em posição irregular.

Foi preciso esperar até aos 32' para ver um golo limpo. Gonçalo Guedes cruzou para o segundo poste, onde apareceu Oyarzabal a rematar de primeira para o tento que fez a diferença ao intervalo. Dizer, no entanto, que houve mais um momento de destaque antes do descanso, com um penálti a favor do Barcelona a ser revertido... por fora de jogo.

A perder, o Barcelona - sem Raphinha, lesionado - entrou com tudo no segundo tempo. Mas, para azar dos catalães, apareceram Remiro... e o poste. O guarda-redes basco foi parando tudo o que conseguiu e contou com a ajuda do ferro, aos 47', que evitou o tento de Dani Olmo.

Já com João Cancelo em campo - entrou aos 63' naquele que foi o regresso aos jogos com a camisola do Barcelona -, a turma blaugrana chegou (finalmente) ao golo. Lamine Yamal adoçou a jogada com um cruzamento delicioso para Marcus Rashford - acabado de entrar (63') - fazer o empate (70').

Empate que durou... um minuto. Isso mesmo. Apenas 60 segundos depois, a Real Sociedad voltou à liderança do marcador. Gonçalo Guedes passou de assistente a marcador, finalizando um cruzamento de Soler para o fundo das redes.

A partir daí, o jogo foi dividido. O Barcelona teve oportunidades - com destaque para Koundé, aos 85', que atirou à barra - mas a Real Sociedad também - com Cubarsí a evitar o golo, em cima da linha (76'). O certo é que o marcador não mais mexeu, nem após a expulsão de Soler (88'), que deixou os bascos com menos um, e o forcing final catalão.

Depois de 11 vitórias, o Barcelona perdeu. Ganhou a Real Sociedad... e o Real Madrid, que fica agora a apenas um ponto do líder da LaLiga.