Gonçalo Guedes em grande forma procura um lugar no Mundial-2026
Renascido! Será Gonçalo Guedes o avançado que a Seleção Nacional precisa? O português está em grande forma e voltou a marcar no passado domingo, em grande estilo e logo no dérbi basco em San Mamés (1-1), um dos jogos mais importantes da temporada para a Real Sociedad. Porém, o seu golaço não valeu três pontos, apenas um, porque o Athletic Bilbao empatou perto do final, mas foi um dos destaques do fim de semana na LaLiga.
O avançado deixou definitivamente Wolverhampton no verão anterior, por apenas quatro milhões de euros, e assinou por três temporadas com a equipa de Pellegrino Matarazzo, regressando assim a Espanha, um lugar em que já foi bastante feliz pelo Valência. O início de 2025/26 não foi assim tão positivo e, naturalmente, o atleta de 29 anos demorou um pouco a adaptar-se, mas assim que começou a marcar... não parou (6 golos nos últimos 12 jogos), assumindo-se como um titular indiscutível.
Estreou-se a marcar, curiosamente, ao Athletic Bilbao (3-2), fez golo ao Osasuna (3-1), Girona (1-2) e ainda ao Atlético Madrid (1-1) e Barcelona (2-1), quase todos eles golos decisivos na liga espanhola. Ao todo, os seus remates certeiros e assistências já valeram 9 pontos à Real Sociedad, que é oitava classificada e está a seis pontos dos lugares de acesso às competições europeias, o seu principal objetivo esta época.
Depois do grande golo em San Mamés, Gonçalo Guedes foi bastante elogiado pela imprensa espanhola, que até o destacou como «a melhor contratação do clube nos últimos anos», até por se tratar de uma pechincha (€4M). Os seus colegas de equipa também não ficaram indiferentes, até pelas reações no relvado, mas Soler fez questão de elogiar o português no final do jogo. «Já sabemos do que ele é capaz, lembrou-me um que ele também marcou contra o Athletic com o Valência. Ele já nos deu muitas alegrias e ainda vai dar muitas mais», garantiu o também ex-PSG.
Versatilidade de Guedes
Guedes é um avançado bastante versátil e pode jogar nas três posições de ataque, algo que tem feito pelos bascos e sempre com rendimento, mas também ao longo dos anos e em diversos clubes. O luso jogou 8 vezes a extremo direito e respondeu com 3 golos, 7 vezes na ala esquerda (2 golos e 1 assistência) e ainda duas vezes como ponta de lança (1 golo e 1 assistência).
Esta pode ser uma grande mais valia para Roberto Martínez no Mundial-2026, numa altura em que o próprio selecionador admitiu que a Seleção Nacional precisa de outro avançado para o centro de ataque, além de Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos, ou até de Rafael Leão, que também já joga nessa posição no Milan, mas é principalmente um extremo esquerdo. Gonçalo Guedes tem características semelhantes à de Diogo Jota e pode ser considerado o seu substituto ideal.
Gonçalo Guedes está também marcado para sempre na história de Portugal. Depois de Éder ter sido o herói improvável na conquista do Euro 2016, foi o ex-Benfica quem marcou o golo decisivo que deu a primeira Liga das Nações a Portugal, no Estádio do Dragão diante dos Países Baixos (1-0), num remate até bastante parecido ao de Éder, mas mais perto da área. A última vez que Guedes representou o seu país foi na fase de grupos da Liga das Nações, na Suíça (0-1), a 12 de junho de 2022. No total, tem 32 internacionalizações e 7 golos na equipa A.
Depois de um início de carreira promissor no Benfica, que o vendeu por 30 milhões de euros ao PSG em janeiro de 2017, e de brilhar no Valência, que o comprou por €40M aos parisienses, Guedes não se tem apresentado ao melhor nível. Na Premier League, o português teve os seus momentos, mas não justificou por completo o investimento de 32,6 milhões de euros, tendo sido emprestado ao Benfica e Villarreal, só que os regressos a casa e a Espanha não foram felizes. No entanto, depois de outra época em Inglaterra, Guedes parece estar a mostrar novamente o seu melhor nível e bem a tempo de realizar o seu sonho de representar Portugal no Mundial.