Gonçalo Ramos marcou o décimo golo da época contra o Marselha - IMAGO
Gonçalo Ramos marcou o décimo golo da época contra o Marselha - IMAGO

Golo do PSG depois dos 90'? Provavelmente foi Gonçalo Ramos que marcou

Mais de um quarto dos remates certeiros do avançado luso na capital francesa aconteceram em cima do apito final. Estatuto de talismã reforçado esta época

Gonçalo Ramos foi decisivo na conquista da supertaça francesa por parte do PSG às custas do Marselha. O avançado luso entrou em campo aos 89', seis minutos antes de marcar o golo do empate (2-2) e precipitar o desempate por penáltis.

O ponta de lança formado no Benfica cimentou o estatuto de melhor marcador da época dos parisienses, com 10 remates certeiros, mais quatro do que Dembélé, Doué, João Neves e Kvaratskhelia. O suplente de ouro de Luis Enrique não precisa de muito tempo em campo para ser feliz, estando talhado para os últimos minutos.

Seis dos 10 golos marcados por Ramos esta temporada aconteceram depois dos 90' e dois já valeram mesmo títulos. A 13 de agosto de 2024, o avançado luso abriu a conta pessoa com um remate certeiro aos 90+4' diante do Tottenham, na Supertaça Europeia, numa partida que apenas foi decidida no desempate por penáltis.

Gonçalo Ramos voltou a picar o ponto diante da Atalanta (4-0), aos 90+1', a 17 de setembro, antes de gelar o Barcelona com um golpe de teatro em cima do apito final, que selou a vitória parisiense (2-1), duas semanas depois.

Um raro golo antes da hora de jogo ante o Estrasburgo (3-3), a 17 de outubro, foi uma das raras exceções a uma regra frutífera para os parisienses. Gonçalo Ramos deu a vitória ao PSG diante do Nice, aos 90+4', a 1 de novembro, antes de selar uma manita ao Rennes, um mês depois.

O duelo diante do Marselha, na quarta-feira, ficou marcado por novo golo fora de horas de um avançado especialista nisso desde o ingresso no PSG, no verão de 2023. 12 dos 43, ou seja, 28% dos remates certeiros registados por Gonçalo Ramos ao serviço do campeão europeu em título aconteceram depois dos 90'.

O estatuto de melhor marcador da história do PSG como suplente utilizado ajuda a explicar a aptidão de Gonçalo Ramos pelos golos nos últimos minutos: desde o verão de 2023, fez o gosto ao pé por 19 ocasiões depois dos 80 minutos.