Nuno Mendes, Gonçalo Ramos, João Neves e Vitinha com a Supertaça francesa - Foto: PSG
Nuno Mendes, Gonçalo Ramos, João Neves e Vitinha com a Supertaça francesa - Foto: PSG

Nuno Mendes aumenta recorde mundial, João Neves iguala Messi e Pelé

Lateral-esquerdo é o jogador mais titulado de sempre aos 23 anos, enquanto o médio atingiu os números de duas das maiores lendas na história do futebol e promete não ficar por aqui

Depois de conquistar seis dos sete títulos possíveis em 2025, falhando apenas o Mundial de Clubes, o PSG entrou em 2026 com mais um título, o da Supertaça de França, ao derrotar o Marselha nas grandes penalidades. Vitinha e Gonçalo Ramos foram decisivos para este desfecho, mas os outros dois compatriotas também foram importantes (e titulares).

Aliás, Nuno Mendes, que converteu um dos penáltis, aumentou o seu estatuto como o jogador mais titulado de sempre aos 23 anos. O internacional português conquistou o 17.º título da carreira e tem agora mais quatro do que o segundo classificado nesta lista, Kingsley Coman (13), e cinco do que o terceiro, Kylian Mbappé (12).

Em Paris, o jogador formado no Sporting conquistou quatro Ligue 1, quatro Supertaças, duas Taças de França, uma UEFA Champions League, uma Supertaça Europeia e uma Taça Intercontinental. Em Alvalade, foi campeão nacional em 2020/21, também venceu a Taça da Liga nessa época e a Supertaça de Portugal na seguinte. Já pela Seleção Nacional conquistou no ano passado a Liga das Nações.

Nuno Mendes celebra 24 anos no dia 19 de junho, pelo que ainda tem possibilidades de aumentar este recorde mundial, estando em jogo o campeonato, a Taça da França e a UEFA Champions League. O Mundial 2026 já terminará depois do seu aniversário, pelo que o máximo que conseguirá chegar é aos 20 troféus.

João Neves atinge o 'top' 4

Por outro lado, João Neves, ainda com 21 anos, já atingiu o top 4 nesta lista de grandes jogadores. Em quinto lugar, com 10 troféus até aos 23 anos, está o compatriota e capitão Cristiano Ronaldo, com quem estava empatado antes da Supertaça francesa. Agora, o ex-Benfica iguala os números de Lionel Messi e Pelé, ambos com 11 títulos, e pode vir facilmente a superar os franceses Mbappé e Coman, e quem sabe se o próprio Nuno Mendes, terá mais duas épocas para isso (embora estejam nas mesmas equipas).

Nuno Mendes

17 troféus

Kingsley Coman

13 troféus

Kylian Mbappé

12 troféus

Pelé

11 troféus

Lionel Messi

11 troféus

João Neves

11 troféus

Cristiano Ronaldo

10 troféus

Um dado curioso da carreira de João Neves é que, até esta quinta-feira, o jovem jogador nunca tinha conquistado o mesmo título na sua carreira, mas tem agora duas Supertaças francesas. Além desse troféu, na sua época de estreia pelo PSG, venceu o campeonato, a Taça de França, a UEFA Champions League, a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental. Já na Luz, foi campeão nacional em 2022/23, venceu a Supertaça de Portugal no ano seguinte e, nas camadas jovens, ainda ganhou a Youth League e a Taça Intercontinental sub-20. Pela Seleção Nacional, também venceu a Liga das Nações em 2025. Até agora, são duas carreiras brilhantes.