Gil Vicente: Rio Ave tem sido pedra no sapato
O Gil Vicente recebe o Rio Ave no próximo sábado, 20 de dezembro, às 18h00, num duelo que historicamente tem colocado dificuldades aos barcelenses. Os vilacondenses têm sido uma constante pedra no sapato dos gilistas, atravessando uma série de seis jogos oficiais sem vencer o adversário.
Desde 2022, os dois conjuntos defrontaram-se por seis ocasiões para o campeonato, com quatro empates e duas vitórias do Rio Ave. A última vez que o Gil Vicente saiu vencedor remonta a 3 de abril de 2021, em Vila do Conde, por 2-0. Nesse encontro, Talocha e Samuel Lino apontaram os golos da formação minhota, numa temporada particularmente negativa para o Rio Ave, que acabaria por descer de divisão após o playoff de manutenção frente ao Arouca.
Mais recentemente, gilistas e rioavistas mediram forças na pré-temporada, com triunfo do Gil Vicente por 3-1. Martín Fernández esteve em destaque ao bisar, enquanto Pablo fechou a contagem. O avançado luso-brasileiro, melhor marcador dos barcelenses com oito golos, tem sido ausência nos últimos três jogos da equipa orientada por César Peixoto.
Apesar de estar a atravessar uma série de quatro jogos sem vencer para a Liga, uma derrota e três empates, incluindo o último com o Casa Pia (1-1), o Gil Vicente continua a realizar uma temporada acima das expectativas, ocupando o 4.º lugar, com 25 pontos. Em contrapartida, o Rio Ave, segue em 10.º, com 16 pontos.