Geovany Quenda e Rodrigo Mora destacam-se a nível mundial pelo drible
Geovany Quenda e Rodrigo Mora estão entre os quatro melhores dribladores sub-20 no mundo, concluiu o mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES), que analisou a taxa de sucesso dos dribles de jogadores nos principais 67 campeonatos nacionais do globo.
🔝 % of successful dribbles, U2⃣0⃣ players in 67 leagues 🌏 (@Wyscout)
— CIES Football Obs (@CIES_Football) March 25, 2025
🥇 #KenanYildiz 🇹🇷 67.2%
🥈 #AmarioCozierDuberry 🏴 66.7%
🥉 #GeovanyQuenda 🇵🇹 66.4%#Mora 🇵🇹 #Radulescu 🇷🇴 #Cybulski 🇵🇱 #Diakhon 🇫🇷 #Rodriguez 🇪🇸 #Younis 🇦🇺 #Jimenez 🇪🇸 pic.twitter.com/YB9Jz2XUvv
O jogador do FC Porto teve sucesso em 64,9% dos dribles que já fez esta época na Liga, um registo que o coloca no 4.º lugar desta lista, um atrás do jovem do Sporting. Quenda já acertou 66,4% dos dribles que arriscou no campeonato e só outros dois jogadores sub-20 do mundo estão acima dele.
São eles Amario Cozier-Duberry (do Blackburn, com 66,77%) e Kenan Yildiz (67,2%), jovem prodígio da Juventus.
Ano de afirmação
Mesmo antes de atingirem a maioridade, Geovany Quenda e Rodigo Mora afiguram-se cada vez mais como duas certezas no futuro da Seleção Nacional.
Quenda é mesmo o futebolista com mais jogos disputados pelo Sporting esta época (44), tanto na ala, primeiro com Ruben Amorim, e agora como parte do trio atacante da equipa montada por Rui Borges. Soma dois golos e quatro assistências pelos leões e já foi contratado pelo Chelsea, num negócio superior a 50 milhões de euros.
Já Mora tem quatro golos e três assistências em 24 jogos esta época e já convenceu Martín Anselmi, que tem apostado nele no onze titular nos últimos jogos do FC Porto. O jovem tem contrato com os dragões até 2027 e uma cláusula de rescisão progressiva que poderá atingir os 80 milhões de euros.