Futebol feminino: apesar das dúvidas, Damaiense fez plantel a pensar na Liga BPI
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) confirmou, esta quinta-feira, que o Damaiense vai jogar a Liga BPI na época 2025/26, revogando a participação do Famalicão na competição, para a qual os minhotos foram convidados pela Federação Portuguesa de Futebol.
Esse convite deu-se porque a FPF não aprovou o licenciamento da SAD do Damaiense na prova, após a equipa ter assegurado a manutenção dentro de campo. Esta SAD tomou depois diferentes medidas para se manter na elite do futebol nacional e, em julho, uma providência cautelar interposta no TAD e aprovada pelo Tribunal Central Administrativo Sul deu-lhe razão.
Agora, o TAD julgou não haver motivos para revogar essa providência cautelar, mantendo o Damaiense na Liga BPI e o Famalicão na 2.ª divisão. Deste então, A BOLA sabe que a SAD do Damaiense construiu um plantel com a confiança de que ia estar no principal campeonato do futebol feminino português, que se inicia já no próximo dia 14 de setembro.
Porque a decisão ainda não é definitiva
Em ambas as reações publicadas por Famalicão e Damaiense, é referido que esta decisão do TAD ainda não é final, mas tal deve-se a um dos três recursos que a SAD que se mudou para o Estádio Municipal Algarve interpôs.
O recurso em questão incide sobre a certificação do Damaiense e ainda aguarda uma decisão final por parte do Conselho de Justiça. Enquanto este órgão não se pronunciar, mantém-se a decisão do TAD de não revogar os efeitos da providência cautelar, que resultou então na manutenção do Damaiense na Liga BPI.
Ainda assim, nos respetivos comunicados, ambos os emblemas admitem que o efeito prático desta decisão já será difícil de reverter.
Famalicão estuda possíveis medidas
O Famalicão deu conta da surpresa com que encarou estes desenvolvimentos, até porque construiu um plantel a pensar na participação da Liga BPI. Na sequência do acórdão do TAD, o clube já foi informado pela FPF de que vai participar na 2.ª divisão na época que está prestes a iniciar-se.
A BOLA sabe que o emblema minhoto ainda está a estudar o próximo passo a tomar, enquanto não há uma decisão definitiva do já referido recurso que está pendente de decisão no Conselho de Justiça. Entretanto, o clube considera operar mudanças no plantel, até porque as jogadoras contratadas neste verão teriam a expectativa de atuarem na Liga BPI.
Para já, está então marcado que, no próximo dia 14 de setembro, o Damaiense entre em campo na 1.ª jornada da Liga BPI no terreno do SC Braga.