Francisco Cabral e Lucas Miedler conquistam o ATP de Bastad

Francisco Cabral está na final de pares do Estoril Open

Portuense tenta amanhã repetir o triunfo no torneio português que conquistou em 2022 ao lado de Nuno Borges e diz que «especial» é a palavra certa para o momento que está a viver

Francisco Cabral qualificou-se este sábado pela segunda vez na carreira para a final de pares do Millennium Estoril Open, prova que conquistou em 2022, ao lado de Nuno Borges, quando o torneio ainda era de categoria ATP.

Agora a jogar ao lado de Lucas Miedler, o português impôs-se frente a Petr Nouza e Patrik Rikl, com os parciais de 6/3, 4/6 e 10/5, em 1h20.

«Acho que especial é mesmo a palavra certa, porque é o maior torneio que temos em Portugal. Para mim, é exatamente igual a um ATP 250. Se ganharmos amanhã vai para o topo das minhas conquistas na minha carreira. Deus queira que não sejam os maiores e que daqui para a frente possa ir para títulos maiores, mas o foco está 100% nesta final e quero, mesmo muito, voltar a ganhar aqui», comentou Francisco Cabral após aceder à 23.ª final de nível challenger da carreira.

A final disputa-se amanhã frente aos primeiros cabeças de série: Ariel Behar e Joran Vliegen, e Cabral vai tentar conquistar o segundo título da temporada, depois do Challenger de Madrid.

A jogar há apenas quatro semanas com dupla, Cabral e Miedler levaram de vencida os checos Petr Nouza e Patrick Rikl, com os parciais de 6-3, 4-6 e 10-5, naquele que foi o primeiro encontro do número um português da variante, 54.º mundial, no Estádio Millennium. E das bancadas não faltou apoio ao duo luso-austríaco que já conquistou o troféu no ATP Challenger 100 de Madrid e foi vice-campeão do Oeiras Open 4, promovido há duas semanas pela Federação Portuguesa de Ténis.

Cabral e Miedler venceram em 1h20 os quartos cabeças de série, mas não antes de Cabral ter dado sinais de frustração, quando a decisão do encontro seguiu para o super tiebreak. «Apesar do primeiro set ter parecido fácil, não foi. Eles são uma dupla muito perigosa. Respondem com toda a força. Quando as respostas começam a entrar, a partida fica perigosa, pode virar rapidamente o resultado. Foi o que aconteceu no segundo set. Felizmente tivemos ali uma pausa, fomos à casa de banho limpar a cabeça e viemos para o super tiebreak com toda a força», disse o tenista luso que totaliza 29 títulos internacionais, dois ATP deles ATP, 14 ao nível Challenger e os demais em torneios ITF.

Francisco Cabral, ao lado de Nuno Borges, venceu o Estoril Open em 2022 e o ATP 250 de Gstaad ao lado de Tomislav Brkic, igualmente em 2022. Agora, o tenista que esteve nos Jogos Olímpicos Paris 2024 persegue o terceiro título mais importante da carreira.