Francisca Jorge, nove vezes consecutivas campeã  nacional de ténis (Miguel Reis/FPT)
Francisca Jorge, nove vezes consecutivas campeã nacional de ténis (Miguel Reis/FPT)

Francisca Jorge faz história e Tiago Torres estreia-se a vencer o Nacional

Nono título nacional consecutivo para tenista de 25 anos, enquanto Tiago Torres, de 23, conquista o primeiro

Francisca Jorge voltou a confirmar o seu domínio no ténis português ao conquistar, este domingo, o nono título consecutivo no Campeonato Nacional Absoluto, cuja 101.ª edição terminou no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras. No quadro masculino, o grande destaque foi Tiago Torres, que celebrou pela primeira vez a conquista da Taça Guilherme Pinto Basto. O dia ficou ainda marcado pelo triunfo de Matilde Novais e Bruno Ouvidor em pares mistos.

Na final feminina, repetiu-se um duelo já bem conhecido: pela sexta vez nos últimos sete anos, Francisca Jorge levou a melhor sobre a irmã mais nova, Matilde Jorge. Com parciais de 6-3 e 6-4, a tenista de Guimarães confirmou o favoritismo e igualou o registo de nove títulos consecutivos alcançado por Sofia Prazeres entre 1990 e 1998, ficando apenas atrás do recorde absoluto de Leonor Peralta, com 13 conquistas.

Visivelmente satisfeita, Francisca Jorge destacou a consistência apresentada ao longo da semana e sublinhou a importância da determinação nos momentos decisivos da final, que voltou a ser bastante disputada.

Tiago Torres conquistou o seu primeiro título nacional de ténis (Miguel Reis/FPT)

No setor masculino, a final garantiu um campeão inédito e foi Tiago Torres quem acabou por sorrir. O lisboeta de 23 anos superou Francisco Rocha por 6-3 e 6-3, num encontro entre dois jogadores com percurso universitário nos Estados Unidos. Depois de uma semana marcada por surpresas, incluindo a eliminação de Gastão Elias, Torres fechou a prova da melhor forma, recuperando inclusive de um início difícil na final.

Emocionado, o novo campeão nacional sublinhou o significado especial do triunfo, assumindo que chegar à final já tinha superado as expectativas iniciais.

A jornada decisiva ficou completa com a final de pares mistos, onde Matilde Novais e Bruno Ouvidor se mostraram imbatíveis. A dupla venceu Teresa Franco Dias e José Ricardo Nunes por 6-3 e 6-4, coroando uma campanha perfeita ao longo da semana.