Passageiro consulta ecrã informativo que anuncia circulação interrompida na sequência da descoberta de uma bomba da II Guerra Mundial, junto à Gare du Nord em Paris (EPA/TERESA SUAREZ)
Passageiro consulta ecrã informativo que anuncia circulação interrompida na sequência da descoberta de uma bomba da II Guerra Mundial, junto à Gare du Nord em Paris (EPA/TERESA SUAREZ)

França: Circulação ferroviária cancelada devido a bomba da II Guerra encontrada em Paris 

Eurostar, TGV e comboios regionais afetados

Toda a circulação de comboios na movimentada Gare du Nord, em Paris, está cancelada ou profundamente afetada, incluindo o Eurostar, comboio de alta velocidade, depois de uma bomba por explodir, que se acredita ser da II Guerra Mundial, ter sido encontrada junto a uma linha a norte da capital francesa. TGV e TER foram também afetados. 

O serviço Eurostar, que viaja para Londres, Bélgica e Países Baixos, informou, segundo o jornal The Guardian, que todos os comboios estão cancelados para e de Paris hoje.

Passageiros à espera do Eurostar na estação de St. Pancras, em Londres (Imago)

O operador de comboios regionais RER notificou que as interrupções podem continuar durante o dia. 

O dispositivo foi encontrado na zona de Saint-Denis, junto a linhas que servem a Gare du Nord, e decorre uma operação de desminagem.

Escolas e estradas fechadas

A SNCF, empresa ferroviária francesa, refere que a circulação só deverá ser retomada à tarde, «após autorização formal das autoridades», acrescentando: «O engenho explosivo foi descoberto na comuna de Saint-Denis, a 2,5 km da estação, no meio dos carris». Trata-se se um objeto de 500 kg, dos quais 200 kg eram explosivos.

De acordo com a prefeitura de Paris, várias estradas também foram encerradas e no raio de um quilómetro vários edifícios foram evacuados, entre eles escolas.

(atualizado às 10.04 horas e 12.09 horas)