Fernando Gomes, Federação Portuguesa de Futebol, FPF

FPF apresenta lucro de 4,1 milhões de euros

Liderança de Fernando Gomes apresenta resultados financeiros positivos pelo 11.º exercício consecutivo, que contempla um recorde de rendimentos

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) registou um lucro de 4,1 milhões de euros em 2022/23.

É o 11.º exercício consecutivo em que o organismo apresenta um resultado positivo sob o comando de Fernando Gomes, eleito no final de 2011.

O relatório, que regista mais 550 mil euros de lucro, comparativamente com o exercício anterior, já está na posse dos 84 delegados federativos, para ser discutido e votado na Assembleia Geral agendada para 13 de outubro, no Porto.

O documento apresenta rendimentos de 121,6 milhões de euros, um valor recorde para a FPF, e que o próprio organismo associa às receitas provenientes da participação no Campeonato do Mundo de 2022, disputado no Catar. A rubrica dos gastos, por outro lado, corresponde portanto a 117,5 milhões de euros.

Em Assembleia Geral será proposto o investimento de 2,5 milhões de euros no futebol não profissional, com o intuito de reduzir diversas taxas, como os seguros do futebol feminino ou os subsídios de deslocações.

Um milhão e meio de euros será, mediante aprovação dos delegados, aplicado na melhoria de infraestruturas.

O documento especifica ainda que as seleções nacionais realizaram 266 jogos ao longo da época 2022/23, e que a FPF organizou 50 provas, para um total de 10.507 encontros.