Finalistas conhecidos no sábado
Os vencedores dos jogos Cascais-Agronomia (14h00, na Guia, Cascais) e Direito-Benfica (17h00, Monsanto, Lisboa) serão os finalistas da Divisão de Honra Top-10.
Os agrónomos, 4.º classificados na fase regular, afastaram o CDUL nos quartos-de-final do 'play-off', procuram regressar ao palco das finais, de onde estão ausentes desde a época 2018-2019. Para tal, terão de ultrapassar a equipa da Linha, a jogar em casa, primeira classificada nas 20 jornadas regulares, e que, por esse facto, teve direito a descanso na semana passada, tal como os advogados (2.º).
No ano passado, o Cascais atingiu mata-mata, depois de tê-lo feito, por três vezes consecutivas, de 2016 a 2019. Em ambos os casos, não chegou ao encontro da luta pelo título.
Nas estatísticas da temporada, reinou o equilíbrio, com uma vitória para cada lado.
Da outra meia-final, entre o Direito e o Benfica (6.º na fase de apuramento para o 'play-off'), sairá o segundo finalista da 63.ª edição do escalão maior do râguebi nacional.
Se a história dos confrontos nesta época inclina a balança para o lado dos advogados, vencedores nos dois encontros, o XV encarnado aterra no Monsanto motivado pela eliminação do Belenenses, campeão em título, no encontro dos quartos, em Belém, resolvido após prolongamento.
Para o Direito esta é a quinta presença consecutiva nas meias (em 2019-2020, campeonato não terminou devido à pandemia da COVID-19). Foi finalista vencido nas duas últimas temporadas.