Ficaram dois penáltis por marcar no Casa Pia-Sporting? A análise de Pedro Henriques
4’ - Árbitro nada assinalou, mas, em corrida e por trás, Lawrence Ofori acabou por pisar, com o pé esquerdo, o pé esquerdo de Pedro Lima. Por ser à entrada da área e numa zona central, deveria ter sido assinalado livre direto e mostrado cartão amarelo, por cortar um ataque prometedor.
9’ - Livre direto e cartão amarelo bem mostrado, uma vez que David Sousa agarrou e puxou Pedro Lima. Seba Pérez estava na dobra, do lado esquerdo, ou seja, tinha condições para intervir no lance. Tratou-se de um ataque prometedor, e não de uma clara oportunidade de golo.
As decisões nas áreas, o deixar jogar, o tempo útil de jogo (61%) e os cartões amarelos que mostrou.
20’ – Khaly, com o braço/mão esquerda, impediu e retardou a progressão de Irankunda, numa ação prolongada e persistente ao longo de vários metros, até à queda do avançado dos leões, que fugia em velocidade e com algum perigo pelo corredor esquerdo. Cartão amarelo bem mostrado ao defesa dos gansos.
29’ - Silas Andersen caiu literalmente em cima de Henrique Araújo, na zona do meio-campo, para travar e destruir uma saída em contra-ataque do avançado casapiano. Foi, por essa razão, corretamente advertido com cartão amarelo.
45’ – O árbitro concedeu dois minutos de compensação, tendo em conta o golo marcado e a respetiva comemoração, os três cartões amarelos exibidos e o episódio da chuteira rasgada de Pedro Lima.
45+2’ - Não houve uniformidade de critério, tendo em conta a lógica dos restantes cartões amarelos mostrados durante o jogo por agarrões. O agarrão de Pedro Lima a Khaly foi até mais evidente e ostensivo, razão pela qual o médio do Sporting deveria também ter sido advertido.
O risco de deixar jogar e privilegiar o contacto físico é o de ficarem faltas por assinalar e amarelos por mostrar.
46 - Altimira deixou a perna direita para trás e, com o pé, tocou na bola. De seguida, ocorreu o contacto com Pauwels, que, também pelo seu movimento, procurou essa aproximação. A queda do jogador não foi proporcional ao contacto entre ambos, não existindo uma relação de causa e efeito.
60’ – O árbitro não mostrou cartão amarelo a Silas Andersen, como foi pedido pelo Casa Pia. O médio fez uma rasteira normal, ou seja, cometeu uma infração imprudente, quando João Rego corria na direção da linha lateral, numa jogada sem qualquer perigo e que não configurava um ataque prometedor. Tudo correto em termos disciplinares.
70’ – Após o remate de Flávio Gonçalves, e quando a bola já não estava a ser disputada, Khaly travou o movimento e, ao apoiar o pé esquerdo no solo, acabou por encaixar o pitão da ponta da bota na lateral da bota do pé esquerdo do jovem médio dos leões, descalçando-a. O contacto não teve qualquer impacto no desfecho do lance. No ano passado, a UEFA reforçou que estas situações só devem ser punidas tecnicamente, com pontapé de penálti por ocorrerem dentro da área, e disciplinarmente, com cartão amarelo, se a ação for negligente, ou seja, se o jogador não tiver em conta o perigo e as consequências do seu ato para o adversário. Este lance enquadra-se precisamente nessa orientação.
90’ – Os apenas dois minutos de compensação concedidos pelo árbitro foram completamente desajustados face às incidências da segunda parte. Para além do golo, registaram-se seis paragens para substituições, que envolveram a entrada de dez jogadores.
90+3’ – Quando Iván Fresneda faz o passe com o pé direito para Geny Catamo, o avançado moçambicano tem apenas um adversário entre si e a linha de baliza: Gabi. O guarda-redes casapiano, Patrick Sequeira, tinha subido à área adversária para a marcação de um pontapé de canto. Contudo, no momento do passe, Catamo ainda se encontrava no seu próprio meio-campo. Esta é uma das exceções previstas na Lei 11, segundo a qual um jogador nunca está em posição de fora de jogo quando se encontra no seu próprio meio-campo. Como refere a página 109: «Um jogador encontra-se em posição de fora de jogo se qualquer parte da cabeça, corpo ou pés estiver no meio-campo adversário».
Nota do árbitro: 6