Fim de uma era aproxima-se: Giannis pronto para deixar os Bucks
O fim de uma era em Milwaukee parece cada vez mais próximo. Giannis Antetokounmpo, por duas vezes eleito MVP da NBA, está preparado para uma nova etapa na carreira antes do fecho do mercado de transferências, a 5 de fevereiro. Segundo a ESPN, várias equipas já apresentaram propostas aos Milwaukee Bucks, que começam agora a ponderar a saída da maior estrela.
Apesar de os Bucks estarem mais recetivos do que nunca a ouvir ofertas, a organização não tem pressa em fechar um negócio. A direção indicou às equipas interessadas que, se não receberem uma proposta que inclua um jovem talento de elite e/ou um número considerável de escolhas de draft, estão dispostos a adiar a decisão para o final da temporada. Esperar pelo verão permitiria também avaliar que equipas poderão oferecer escolhas de draft mais valiosas em junho.
Fontes próximas do processo revelam que Antetokounmpo já comunica há meses à direção dos Bucks que, após mais de 12 anos de ligação, chegou o momento de seguir caminhos separados. A situação desportiva da equipa, que ocupa o 12.º lugar na Conferência Este com um registo de 18 vitórias e 27 derrotas, levanta sérias questões sobre o futuro do projeto e tem motivado conversas francas entre as duas partes.
A incerteza em torno do futuro do jogador de 31 anos tem gerado um ambiente de tensão no balneário e entre o pessoal da equipa, com várias fontes a afirmarem que «o desfecho para Giannis é inevitável».
A situação contratual de Antetokounmpo é um fator crucial. A partir de 1 de outubro, o jogador torna-se elegível para assinar uma extensão «supermax» de quatro anos no valor de 275 milhões de dólares. Caso não o faça, poderá tornar-se um agente livre sem restrições no verão de 2027. Como a próxima época funciona, na prática, como o último ano do seu contrato, o seu poder para influenciar o destino de uma eventual troca aumenta.
Apesar do desejo de sair, Antetokounmpo, que é 10 vezes All-Star e líder histórico dos Bucks em quase todas as categorias estatísticas, sempre expressou em privado o seu carinho pela cidade e pela organização.
Os Milwaukee Bucks construíram uma equipa para potenciar as qualidades de Giannis Antetokounmpo, mas o resultado foi um plantel incapaz de funcionar sem a sua estrela. Recorde-se que Antetokounmpo, escolhido na 15.ª posição do draft de 2013, guiou os Bucks ao título da NBA em 2021. É o líder histórico da franquia em pontos, ressaltos, assistências, desarmes de lançamento e jogos disputados, sendo o segundo em roubos de bola. O seu palmarés inclui ainda dois prémios de MVP, o de Jogador que Mais Evoluiu (2016-17) e o de Jogador Defensivo do Ano (2019-20).
Artigos Relacionados: