NBA: Giannis Antetokounmpo dá vitória aos Bucks e bate recorde de Abdul-Jabbar (vídeos)
Um afundanço espetacular de Giannis Antetokounmpo, após assistência de Kevin Porter Jr. a 4,7 segundos do fim, selou a vitória dos Milwaukee Bucks sobre os Charlotte Hornets por 122-121, na madrugada de sábado (hora portuguesa).
Catches the inbounds pass.
— NBA (@NBA) January 3, 2026
Sets the screen.
Rolls to the rim.
Slams it down!@Giannis_An34's game-winner tonight?
Perfection 💯 pic.twitter.com/4fRSxeF8Wd
Giannis terminou o jogo com 30 pontos, 10 ressaltos e cinco assistências, somando o seu 158.º jogo na NBA com estes registos mínimos. Desta forma, ultrapassou as lendas Oscar Robertson e Kareem Abdul-Jabbar, que haviam alcançado o feito por 157 vezes.
Os últimos segundos da partida foram de cortar a respiração, com a liderança a mudar de mãos por três vezes nos derradeiros 10,5 segundos.
A 10,3 segundos do fim, Kyle Kuzma, dos Bucks, converteu um triplo que colocou a sua equipa na frente por 120-118. Na resposta, após um desconto de tempo, Miles Bridges, dos Hornets, marcou um cesto e sofreu falta de Kuzma, que foi excluído do jogo. Bridges converteu o lance livre adicional, completando uma jogada de três pontos que devolveu a vantagem a Charlotte (121-120) a 8,8 segundos do final.
Foi então que os Bucks pediram o seu próprio desconto de tempo. Na reposição, Porter Jr. passou a bola a Antetokounmpo, que devolveu e atacou o cesto, recebendo um passe em lob para o afundanço que decidiu o encontro.
Os Hornets ainda tiveram uma última oportunidade, mas o lançamento de Brandon Miller, após passe de LaMelo Ball, não entrou, e o som da buzina confirmou o triunfo dramático de Milwaukee.
Pelos Hornets, Kon Knueppel foi o melhor marcador com 26 pontos, seguido por Miles Bridges com 25, Brandon Miller com 19 e Collin Sexton com 16. Do lado dos Bucks, para além de Giannis, destacaram-se Ryan Rollins, com 29 pontos e oito assistências, e Bobby Portis, com 20 pontos.
Westbrook passa Robertson
Nos outros nove jogos da madrugada, destaque para o feito de Russell Westbrook, que com 17 pontos na derrota (102-129) dos Sacramento Kings em Phoenix, perante os Suns, se tornou no 15.º melhor marcador de sempre da NBA.
The bucket that moved Russell Westbrook into 15th on the all-time scoring list 🔥👏
— NBA (@NBA) January 3, 2026
Congrats, Brodie! https://t.co/2S5h6RwM9f pic.twitter.com/V9r1jTuJ1x
Westbrook, que passou também a ocupar o 19.º lugar na lista de jogadores com mais lançamentos de campo concretizados, tem agora 26711 pontos, deixando para trás Oscar Robertson. LeBron James, com 42488 pontos, é o rei.