FC Porto vence em Vila do Conde com dois golos nos descontos! (veja o resumo)

Uma vitória arrancada a ferros, 2-1, aquela que o FC Porto conseguiu em Vila do Conde diante do Rio Ave. Dois golos nos descontos deram o triunfo à equipa portista.

O FC Porto começou melhor, a dominar todos os momentos do jogo, com o Rio Ave a apostar numa boa organização defensiva – como é habitual com os três defesas-centrais e laterais bem projetados – para travar os intentos da equipa portista. Contudo, ter mais bola não era sinónimo de ter muitas oportunidades de golo.

O Rio Ave, na primeira vez que se aproximou com perigo da baliza do FC Porto, quase marcou. Um potente e colocado remate de João Graça, aos nove minutos, passou a rasar o poste direito da baliza de Diogo Costa.

No minuto seguinte, o FC Porto marcou, mas o golo foi anulado por fora de jogo de Taremi. Aos 21 minutos a grande oportunidade dos portistas para chegarem ao golo. Contudo, Pepê, na marca da grande penalidade, atira por cima quando tinha tudo para fazer o golo.

Até ao intervalo os dragões dominaram o jogo, mas sem construírem verdadeiras ameaças para a baliza do Rio Ave. Apenas Galeno, pela esquerda, causava algum frisson para  o último reduto da equipa da casa.

Na segunda parte, o jogo perdeu qualidade sendo que as grandes emoções estavam reservadas para os últimos minutos.

Antes, aos 51 minutos, o Rio Ave colocou-se em vantagem com uma grande penalidade- falta de Galeno sobre Boateng- superiormente convertida por Costinha.

Em desvantagem e apesar das mudanças operadas no onze, o FC Porto teve muitas dificuldades em reagir ao golo. Com falta de ideias no ataque, a equipa portista vivia muito das iniciativas individuais. Com o jogo a caminhar para o seu final eis que aos 88 minutos Costinha comete penálti sobre Gonçalo Borges e Galeno fez a igualdade aos 90+1'.

Acreditou o FC Porto que ainda poderia chegar ao triunfo o que veio a acontecer aos 90+4 pelo suspeito do costume, Marcano. O central espanhol – já tinha marcado o golo do triunfo portista na última jornada com o Farense- surgiu na pequena área a desviar um cruzamento tenso de André Franco.

Um triunfo que é um prémio para o acreditar dos jogadores do FC Porto, mas que é um castigo demasiado pesado para um Rio Ave que esteve muito bem até… aos 89. O problema é que o jogo terminou aos 90+10.

Veja o resumo: