FC Porto-V. Guimarães: novo 'round', agora para a Liga
Apenas quatro dias passaram desde o último embate entre FC Porto e Vitória de Guimarães, e os dois conjuntos voltam a medir forças, desta vez em duelo a contar para a 29.ª jornada da Liga.
Depois do triunfo na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal (1-0), a equipa de Sérgio Conceição procura bater os minhotos novamente, enquanto a turma de Álvaro Pacheco quer vencer no Dragão pela primeira vez em quase seis anos.
Os azuis e brancos não poderão contar com dois titulares praticamente indiscutíveis para o técnico portista: Otávio e Evanilson cumprem castigo, por acumulação de amarelos, e falham a partida desta noite.
Em sentido inverso, Diogo Costa e Francisco Conceição voltam às opções do treinador, após terem falhado o jogo da prova rainha.
Do lado vitoriano, resta perceber se Álvaro Pacheco repeto o onze que escalou há dias no D. Afonso Henriques, não estando nenhum jogador castigado.
Histórico de confrontos
Nos últimos 25 anos, regista-se apenas um triunfo do Vitória ante o FC Porto na condição de visitante. Aconteceu na temporada 2018/19, logo na terceira jornada do campeonato.
Na altura, já com Sérgio Conceição ao leme, os azuis e brancos perderam por 2-3, naquele que foi a única vitória vimaranense no novo Estádio do Dragão.
André André, Tozé e Davidson fizeram os golos da equipa de Luís Castro, enquanto Yacine Brahimi e André Pereira faturaram para os portistas.
Esta época, no confronto da primeira volta, os dragões foram até ao D. Afonso Henriques buscar os três pontos, numa grande exibição de Diogo Costa.
FC PORTO
Na ausência de Evanilson, fica no ar a dúvida: quem assume a posição habitualmente ocupada pelo avançado brasileiro? Afastado das últimas convocatórias, Taremi pode regressar às opções esta noite, mas as hipóteses Toni Martínez ou Namaso parecem partir em vantagem.
No eixo defensivo, Fábio Cardoso deverá render Otávio, e voltar a formar parceria com Pepe.
Sistema tático: 4x2x3x1
Onze provável: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Alan Varela, Nico González; Francisco Conceição, Pepê, Galeno; Namaso.
Figura: Pepê. Não poderá combinar com Evanilson como tanto gosta, é certo, mas o número 11 dos dragões tem assumido um papel diferente na equipa azul e branca nesta segunda metade de época. Quer repetir a proeza de marcar aos minhotos, após ter feito o golo decisivo no D. Afonso Henriques, na última quarta-feira.
Antevisão de Sérgio Conceição:
V. GUIMARÃES
Para o novo duelo ante os portistas, Álvaro Pacheco deve mudar apenas uma peça relativamente ao desafio da Taça de Portugal. Bruno Varela, que ficou mal na fotografia no golo azul e branco, pode dar lugar a Charles na baliza vitoriana.
Sistema tático: 3x4x3
Onze provável: Charles; Manu Silva, Toni Borevkovic, Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva, Ricardo Mangas; Jota Silva, Nélson Oliveira, João Mendes.
Lesionados: Telmo Arcanjo
Figura: Jota Silva. Deu muito trabalho à linha defensiva dos dragões na passada quarta-feira, e tem sido a principal figura dos vimaranenses esta época. Procura marcar pela primeira vez no Dragão.
Antevisão de Álvaro Pacheco: